spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Bloqueios sanitários começam nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá terá a partir desta sexta-feira (15/05) seis novos pontos de bloqueio – um fixo na RJ-114, rodovia que liga Maricá a Itaboraí, funcionará todos os dias da semana, e mais outros cinco, que funcionarão de sexta a domingo, para impedir o acesso às praias e pontos turísticos do município.

As barreiras sanitárias seguem o mesmo modelo montado para o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, com a diferença de que em todos os locais terão agentes com equipamentos para aferição de temperatura das pessoas e a distribuição de máscaras reutilizáveis. Caso seja constatada a febre, a pessoa será imediatamente encaminhada a um dos três polos de atendimento ao Covid-19 no Centro (Esporte Clube Maricá), em Itaipuaçu (Rua 34) e em Ponta Negra (Rua Capitão José Caetano de Oliveira – paralela a rua da praia).

Para ter acesso ao município, as pessoas deverão apresentar comprovante de residência ou que se identifique como  trabalhador de atividades essenciais. Quem não tiver, terá de preencher um termo de declaração, como na ação passada  informando o endereço de onde trabalha, telefone e a placa do veículo. A proibição do estacionamento na área litorânea foi ampliada,  agora apenas moradores e veículos de serviços podem entrar.

“Essa barreira vai funcionar como um instrumento importante, permanente para que a gente possa ter um bloqueio e uma diminuição do fluxo entre as cidades em todo o seu tempo. Vamos manter vivas e agora permanentes as nossas barreiras litorâneas. Fazendo com que elas fiquem nas suas casas e em suas cidades, trazendo mais proteção ao município”, disse o prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o secretário Júlio Veras, titular da pasta de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, a barreira fixa funcionará todos os dias, na RJ-114, principal rodovia que liga Maricá a Itaboraí. Os outros cinco bloqueios serão instalados nas sextas, sábados e domingos nos acessos a Itaipuaçu (Calaboca, Serrinha e Cajueiros), a Barra de Maricá e Ponta Negra.

“No feriado do Dia do Trabalhador reduzimos cerca de 35% da vinda de veículos de fora para Maricá. A medida se torna importante principalmente nesse quadro estadual e nacional de casos, que só piora. Essa é mais uma medida para reforçar o isolamento”, explicou o secretário Júlio.

A secretaria montou uma força tarefa que contará com  cerca de 260 agentes da Guarda Municipal e do PROEIS, além de equipes fiscalizando  os pontos turísticos, zonas  bancárias e possíveis locais de aglomeração.

Estacionamento Proibido

Seguindo o decreto de número 533, de 29/04, o estacionamento nos 45 quilômetros de orla na cidade segue proibido, e agora ampliado – não será permitido também o estacionamento nas vias de acesso às orlas, como explica o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Edson do Amaral.

“Estamos dando continuidade a um trabalho importante que vem sendo feito na cidade. Agora ampliamos a proibição do estacionamento nas orlas para também as ruas de acesso, sendo liberado a entrada apenas para moradores e veículos de serviço em operação. As nossas ações são de combate à pandemia, as medidas são para que as pessoas não se aglomerem fazendo com que o vírus circule ainda mais. É um mecanismo para que as pessoas fiquem em casa”, disse.

O trânsito de veículos, exceto aos moradores, veículos de serviço e transporte de cargas (com comprovação para acesso), está proibido nas vias das orlas e também nos acessos.

Os acessos às ruas da Barra de Maricá se darão da seguinte forma:

– Ruas de 1 a 8: entrada pela Rua 5 e saída pela Rua 5;

– Ruas de 10 a 12: entrada pela Rua 11 e saída pela Rua 10;

– Ruas 9 e 13: respectivamente com entrada e saída única.

Trânsito proibido nas vias:

– Ponte do Recanto – acesso à Avenida do Canal (Itaipuaçu);

– Ponte da Avenida 1 – acesso à Avenida Beira Mar (Itaipuaçu);

– Ponte da Rua 70 – acesso à Avenida Beira Mar (Itaipuaçu);

– Ponte da Rua 83 – acesso à Avenida Beira Mar (Itaipuaçu);

– Ruas 0 a 13 (Barra de Maricá);

– Rua Lúcio Correa da Silva, Divinéia acesso à lagoa, próximo à ponta da Barra de Maricá;

– Todas as ruas de acesso à orla pela Avenida Maysa Monjardim;

– Em todas as avenidas da orla de Maricá;

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img