Quem trafega pela RJ-106, na altura dos km 23 e 25, já percebe uma movimentação de montagem de canteiros de obras; é que a Prefeitura de Maricá já deu início à construção de duas passarelas, visando evitar acidentes.
Em São José (km 23), a nova passarela vai ficar em frente ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Para maior segurança de motoristas e pedestres, o traffic calming e os pontos de ônibus tiveram os locais alterados. De acordo com a placa instalada no local, serão investidos para a construção da travessia de pedestres R$ 6.407.291,17. A intervenção deve durar cerca de seis meses.
Já no Parque Nanci (km 25), a intervenção está mais adiantada; além do canteiro de obras, a fundação das vigas de sustentação da passarela já foi realizada na pista sentido Maricá. A estrutura terá 32 metros de comprimento e dois metros de largura, com rampas de acessibilidade.
Manu Manuela – Após o grave atropelamento que matou duas pessoas e deixou outras três gravemente feridas em outubro de 2022, a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciaram a construção de três passarelas (Manu Manuela, São José e Parque Nanci). No entanto, a passarela no local do acidente ainda não saiu do papel.
No local, medidas paliativas foram adotadas a fim de evitar novos acidentes. A Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) realizou a instalação de meio-fio e a construção de um canteiro a fim de evitar conversões proibidas para o retorno – o que causou o acidente. O DER também realizou a instalação de um radar de velocidade, a fim de impedir que motoristas em alta velocidade façam novas vítimas.
Questionada sobre a instalação da passarela no local, anunciada em um momento de comoção, a Prefeitura de Maricá informou que “o consórcio vencedor da licitação para a construção da passarela do Manu Manuela está dentro do prazo legal para a sua constituição formal, que pode levar em torno de 15 dias para que a licitação possa ser homologada, assinado o contrato e emitida a ordem de serviço da execução”.
O texto esclareceu, ainda, que serão investidos R$ 3.154.980,56 para a construção dessa passarela. “Um prazo para o término da execução será definido após implementação de adequações que deverão ser feitas pela concessionária de energia elétrica Enel nos locais que receberão as passarelas”, concluiu a nota.