A Prefeitura de Maricá intensificou, neste mês de outubro, as ações voltadas à saúde da mulher em celebração ao Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A programação reúne eventos, atendimentos médicos e atividades educativas em diversos pontos da cidade.
Entre as iniciativas, estão a Caminhada Outubro Rosa, ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), rodas de conversa, palestras e a ampliação dos exames preventivos nas Unidades de Saúde da Família (USF). Também estão disponíveis, mediante solicitação médica, ultrassonografias de mama e transvaginais, além de mamografias, com atendimento especial aos sábados, conforme o calendário de cada distrito.
As secretarias de Saúde, Assistência Social, Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento e Políticas para a Terceira Idade participam da mobilização, oferecendo uma programação diversificada com serviços gratuitos, palestras e atividades recreativas.
Destaques da programação
Saúde:
Entre os dias 13 e 18 de outubro, as Unidades de Saúde da Família reforçam as consultas médicas e os atendimentos preventivos, com funcionamento ampliado aos sábados.
Terceira Idade:
As Casas do Idoso promovem rodas de encontro até 22 de outubro, com destaque para as unidades de Itaipuaçu (14/10), Bambuí (16/10), Centro (20/10) e Santa Paula (22/10).
Assistência Social:
A programação inclui uma roda de conversa na Casa Marielle Franco (14/10), a Caminhada Outubro Rosa (21/10), com saída do Abrigo Mumbuca, e uma ação especial no Creas, no dia 29/10, às 14h30.
Qualidade de Vida e Bem-Estar Social:
Nesta terça-feira (14), acontecem palestras temáticas nos polos Viver Bem de Itapeba e Inoã. Já no sábado (18), o Polo Viver Bem de São José recebe uma manhã de atividades com danças, distribuição de brindes e sessões de quick massage.
Com ações espalhadas por toda a cidade, o Outubro Rosa em Maricá reforça a importância do autocuidado e da prevenção, aproximando as políticas públicas de saúde das mulheres e ampliando o acesso aos serviços de diagnóstico e acolhimento.