Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e processados pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) apontam que Maricá tem o menor indicador de roubo de veículos, de 01/01 a 31/08/24.
Foram 25 casos contra 28 registros no mesmo período de 202. Foram 15 registros no primeiro distrito, 05 casos no terceiro distrito e outros cinco no quarto distrito. O horário de maior incidência do delito, segundo a Seop, é às 23h. Mais 06 casos aconteceram nas rodovias estaduais (RJ-106, RJ-110 e RJ-114).
Em Saquarema, que tem menos da metade da população maricaense, foram 20 registros, Itaboraí (129), Niterói (141) e São Gonçalo (628). Considerando cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas Petrópolis registrou menos roubos de veículos no Estado do Rio.
“Maricá, de cinco anos para cá, investiu fortemente na segurança pública: Guarda Municipal, inteligência, convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), câmeras inteligentes, tecnologia… Sem falar na parceria fundamental com as Polícias Civil e Militar”, comentou o secretário de Ordem Pública, Julio Cesar Veras.
OUTROS CRIMES
Outros indicadores também tiveram resultados positivos: Maricá completou seis meses sem registro de roubo de cargas. Neste ano, foram documentados apenas cinco roubos, sendo três em janeiro e dois em março.
Já no indicador “Letalidade Violenta”, que reúne outros três crimes (Homicídio Doloso, Lesão corporal seguida de morte, Morte por intervenção de agente do Estado e Latrocínio), foram 25 casos entre janeiro e agosto de 2024, o menor índice em 12 anos.