A Secretaria de Saúde de Maricá divulgou o procedimento a ser adotado por pessoas que tenham sido feridas por animais desconhecidos ou com condições de saúde suspeitas. A recomendação procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a assistência inicial contra a raiva.
A doença infecciosa viral aguda acomete mamíferos – inclusive o homem – e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Essa doença é grave e pode ser transmitida aos seres humanos principalmente por mordidas e arranhões de animais infectados, como cães e gatos no ambiente urbano.
Em casos de ferimentos mais graves, é preciso procurar o Hospital Conde Modesto Leal (no Centro), a UPA de Inoã ou o Pronto Atendimento 24h Santa Rita (em Itaipuaçu). Após a avaliação dos profissionais e constatada a necessidade de outras medidas preventivas, a pessoa ferida será direcionada ao Núcleo Municipal de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta.
No núcleo de imunização, a equipe responsável irá realizar a vacinação antirrábica humana e encaminhará a pessoa avaliada para aplicação do soro antirrábico, além de oferecer diversas orientações relacionadas à raiva à população.
O Núcleo Municipal de Imunização realiza a vacinação antirrábica humana às segundas e quintas-feiras, das 8h às 17h, para as pessoas encaminhadas com idade a partir de 10 anos de idade. Já o público com idade inferior a 10 anos pode procurar o Núcleo de segunda a sexta-feira, também das 8h às 17h. Lembrando que o encaminhamento para receber o soro antirrábico acontece para ambos os grupos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para esclarecer dúvidas e mais informações, deve ser feito contato com o setor pelo telefone (21) 2634-7965. O Núcleo Municipal de Imunização fica na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva,10, Quadra M – Centro.
*com informações de Prefeitura de Maricá