spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá e Estado do Piauí podem firmar parceria de cooperação técnica

spot_imgspot_img

Mais lidas

Uma comitiva da Prefeitura de Maricá está no Estado do Piauí para a elaboração de um acordo de cooperação técnica. O objetivo da visita, comandada pelo prefeito Fabiano Horta, é buscar expertise para a captação de recursos através de Parcerias Público-Privadas (PPP).

O estado do Nordeste do país tem uma série de projetos nesse formato. De acordo com a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), ao todo, são cinco contratos de PPPs em vigor no Piauí.

A comitiva foi recebida na última terça pelo governador do Piauí, Wellington Dias. “Viemos visitar um conjunto de ações de PPPs que o Estado do Piauí realizou com muito êxito e tem sido exemplo para o Brasil. Queremos fazer uma cooperação técnica para que possamos construir importantes processos que têm como objetivo melhorar a vida das pessoas”, apontou o prefeito de Maricá Fabiano Horta.

“O Piauí fez isso de uma forma muito clara em diversas áreas, diversos exemplos nos foram apresentados, vamos levar as experiências com muita satisfação”, garantiu Fabiano Horta.

Os projetos em formato de PPP no estado do Nordeste já viabilizaram investimentos de R$ 643 milhões em infraestrutura pública. Com isso, o Governo do Estado do Piauí pode economizar quase R$ 18 milhões. Houve, ainda, geração de quase 1.500 vagas de emprego direito e indireto com a atuação de concessionárias.

Nesta quarta (02), a comitiva maricaense visitou alguns projetos de PPP implantados. Foram apresentados os trabalhos das concessionárias Águas de Teresina, Nova Ceasa e Piauí Conectado. “O êxito desses projetos está na capacidade de conseguir fazer uma relação com a captação de recursos do mundo privado, mas com o protagonismo do interesse público bem guardado. Essa equação que o Piauí tem conseguido fazer muito bem e estamos conhecendo as experiências para ver como podemos fazer modelos parecidos”, analisou Fabiano.

Além do prefeito, integraram a comitiva os presidentes das Companhias de Desenvolvimento (Codemar), José Orlando Dias, e Saneamento (Sanemar), Edes Oliveira; do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Leonardo Alves; e de Comunicação Social, Olavo Noleto.

Foto: Arquivo / Evelen Gouvea – Divulgação PMM

Em dezembro do último ano, o governador Wellington Dias esteve em Maricá e conheceu alguns projetos da cidade do Leste Fluminense. Há época, ficou acordado uma parceria do município com o estado do Piauí, que permitirá uma extensa troca de experiências não só na área de Segurança Pública como na Saúde e na Educação.

“Tive o privilégio de ser recebido, conhecer experiências extraordinárias em Maricá. Fabiano Horta é um gestor que tem uma equipe que faz um trabalho muito especial. Eles criaram uma modelagem por meio de uma parceria com o governo italiano que permite investimentos para áreas de interesse da população”, comentou.

Wellington afirmou também ter interesse em firmar a parceria. “Aqui, vieram conhecer nosso trabalho de Parcerias Público-Privadas (PPPs), e temos todo interesse em ter um termo de cooperação técnica entre o Piauí e Maricá e, ao mesmo tempo, de garantir condições de juntos trabalharmos uma carteira de projetos importantes para investimentos, tanto no Piauí, quanto no RJ”, disse.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img