Uma manifestação dos alunos do Colégio Estadual Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Atlântico Oeste (distrito de Itaipuaçu), está chamando atenção de quem passa pelo local na manhã dessa segunda-feira (06/05). Os estudantes cobram melhorias para a unidade, entre elas, um gerador de energia elétrica que constantemente apresenta problemas e gera riscos para os alunos e funcionários da rede pública.
Os estudantes colocaram fogo em alguns papelões e fecharam parte da rua. Além disso usaram cartazes questionando a Seeduc sobre investimentos na educação pública.
Na semana passada um pane no gerador deixou os estudantes longe das salas de aulas e as aulas foram suspensas.
O Sepe Maricá informou, na semana passada, que “a escola funciona a base de um gerador alugado que, além de produzir grande poluição sonora e atrapalhar as aulas, representa um grande perigo a todos da escola. Hoje [sexta-feira 03/05], o gerador parou, soltou muita fumaça e a escola precisou ser evacuada”.
O colégio é mantido pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) que informou que “houve um problema com o gerador na instalação provisória da unidade, mas o mesmo já foi solucionado. No momento, as aulas estão transcorrendo normalmente. Em breve, será feita a mudança para o prédio novo, numa parceria entre a Seeduc-RJ e o município de Maricá. A secretaria também avisa que os dias letivos serão repostos, a partir de planejamento pedagógico efetuado pela escola e validado pela Diretoria Regional Pedagógica de abrangência, de forma a mitigar os eventuais prejuízos pedagógicos dos alunos”.