A cidade de Maricá alcançou um feito raro no estado do Rio de Janeiro, terminando o primeiro semestre de 2025 sem registrar nenhum roubo de carga. E até quinta-feira (31), os índices seguiram zerados — mais de 240 dias consecutivos sem esse tipo de crime.
Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e foram divulgados pela Secretaria de Segurança Cidadã do município. Maricá é, atualmente, o único município da Região Metropolitana com mais de 100 mil habitantes que não teve nenhuma ocorrência desse tipo nos sete primeiros meses do ano.
“É gratificante constatar que os investimentos da Prefeitura estão trazendo resultados concretos, com reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras.
A cidade é cortada por três importantes rodovias estaduais — RJ-106, RJ-114 e RJ-118 — por onde circulam diariamente milhares de veículos. Mesmo sendo uma rota estratégica, Maricá tem conseguido manter os índices de roubo de carga zerados, graças a um conjunto de ações de prevenção, tecnologia e integração entre as forças de segurança.
Entre os destaques está o Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), que faz monitoramento em tempo real por meio de cerca de 3 mil câmeras espalhadas por todo o município. Outro ponto importante é o forte investimento da cidade no programa Proeis, com até 170 vagas diárias para o reforço do policiamento.
A parceria com o 12º BPM também tem dado resultado, com operações que já recuperaram diversos veículos roubados ou furtados.
Enquanto Maricá mantém os números zerados, outras cidades da Região Metropolitana continuam sofrendo com o problema. Segundo a Firjan, os roubos de carga no estado geraram prejuízo de R$ 325 milhões em 2024, sendo 99% das ocorrências concentradas justamente nessa região.
Última tentativa registrada foi em 2023
Segundo fontes da polícia, A última tentativa de roubo de carga em Maricá havia sido registrada em 27 de setembro de 2023, no bairro Itapeba. Na ocasião, houve troca de tiros, um homem foi preso e um menor apreendido. A carga era de cigarros e o motorista foi encontrado ferido dentro do compartimento do veículo. Desde então, o município vinha mantendo os índices zerados até 2025.
