Chega ao fim neste domingo (31) a tradicional Festa Literária de Maricá. A Orquestra Jovem e a Orquestra Experimental da Grota se apresentam no encerramento da programação.
O início das apresentações está marcado para as 16 horas no Palco Délcio Teobaldo, montado na Orla de Araçatiba. Com regência do maestro Katunga Vidal, a Orquestra Experimental abre a programação, seguida pela Orquestra Jovem da Grota, que irá executar um repertório com sucessos da música pop e MPB, interpretando arranjos feitos exclusivamente para o grupo.
As Orquestras Jovem e Experimental são formadas por estudantes do Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto social de inclusão pela música com sede na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, e presente em mais 18 núcleos nas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo. Ao todo, cerca de mil alunos são atendidos pelo ECG, com aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, flauta, harpa, percussão e contrabaixo.
Após dois anos suspensa, a FLIM voltou com tudo em 2021. Neste ano, a festa trouxe personagens vivos, teatro de fantoches, feira de livros, palestras, oficinas (cartonistas, origami e de cordel), contação de histórias, café literário, sarau e shows.