A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta terça-feira (01/07) a formatura de 500 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, realizado na Arena Flamengo, reuniu estudantes, familiares, professores, policiais militares e autoridades locais.
O Proerd, versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E., tem como objetivo principal educar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo valores como respeito, autoestima e tomada de decisões responsáveis. As aulas são ministradas por policiais militares treinados, que atuam como instrutores e também como referências positivas para os estudantes.
A subsecretária de Educação de Maricá, Aline Simonassi, destacou a importância do programa:
“Além de ser um referencial de disciplina e de como dizer não às coisas ruins, o Proerd também vem para desmistificar a ideia de que a polícia é agressiva ou violenta. Estreitamos laços com a comunidade e damos outra perspectiva ao perfil de caráter de segurança.”

As escolas participantes neste semestre foram:
E.M. Ataliba
CEPT Anísio Teixeira
E.M. Carlos Magno
E.M. Joaquim Eugênio
E.M. Benvindo Taques Horta
Durante o curso, os estudantes participaram de atividades lúdicas e educativas, com foco na prevenção ao uso de drogas e na valorização da vida. Na cerimônia, todos os alunos receberam certificados de conclusão. Os destaques foram Isac Ribeiro Volotão da Silva, da E.M. Benvindo Taques Horta, e Emanuele Cristina Alves, do CEPT Anísio Teixeira, que foram premiados com bicicletas pelas melhores redações do programa.
O tenente Hélio Vieira, subcoordenador técnico do Proerd no estado, também celebrou o sucesso da ação:
“Maricá sempre se destaca como cidade que dá importância para o Proerd. E este ano é especial, pois completamos 33 anos de programa. Alcançamos as famílias através dessa gestão de parceria.”
A parceria entre o município e a Polícia Militar seguirá no segundo semestre de 2025, com novas escolas sendo integradas ao Proerd, ampliando o alcance da educação preventiva e contribuindo para a formação de uma geração mais consciente, segura e responsável.