Maricá ganha nova área de lazer totalmente revitalizada

Orla Itapeba Foto: Marcos Fabrício

Foi inaugurada nesta sexta-feira (27) a orla de Itapeba, local conhecido também como João Português, em Maricá. A revitalização do espaço, com um total de 10 mil metros quadrados à beira da lagoa, ganhou academia para terceira idade, playground, quadra de vôlei, ‘futmesa’, duas áreas reservadas para pescadores artesanais locais, mesas para piquenique, quiosques, horta urbana, 35 vagas de estacionamento (seis delas reservadas para portadores de necessidades especiais), aviário e rampa de descida para barcos e jet ski.

A nova orla liga o bairro de Itapeba ao novo parque a céu aberto do Parque Nanci,  inaugurado em julho. O parque é considerado a maior área de lazer da cidade, com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, o espaço, na orla da lagoa, tem campo de futebol, quadras de areia e poliesportiva, pista de atletismo, churrasqueira, brinquedos e aparelhos de ginástica, além de rampa de acesso para jet-skis e pista de caminhada.

Com uma paisagem privilegiada, o local tem diversas áreas de contemplação, que incluem um barco de um dos pescadores mais antigos da região, que foi restaurado e ficará exposto. Também a Capela de São Pedro, que existe no local há 15 anos, foi revitalizada. O local ganhou espaços com grama sintética, novas calçadas, pavimentação e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A orla conta com uma placa onde consta o nome de todos os trabalhadores que participaram da revitalização.

A solenidade de inauguração não pôde contar com a presença do prefeito Fabiano Horta, que se recupera em casa da Covid-19.

Segundo o presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado, o bairro foi valorizado. “Conseguimos superar e alcançamos nosso objetivo nesses quatro meses, entregando essa orla à população. É algo que mexe com a autoestima do bairro”, avaliou, antecipando que a próxima orla a ser revitalizada será a do Marine, em São José de Imbassaí.

Um dos mais felizes com a inauguração era o comerciante João Sousa de Abreu, o ‘João Português’, cujo nome batiza informalmente a localidade em razão de seu restaurante, que funciona há 56 anos na orla. “O lugar já era conhecido e agora irá atrair muito mais gente. Só espero agora que a população conserve o que foi feito e preserve o lugar limpo e agradável sempre”, pediu.

Morando há 18 anos no local, Dora Santos, 59, ganhou um presente com a nova orla: um oratório com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. “A imagem que foi colocada é um imenso presente. Antes eu organizava uma comemoração no dia da padroeira, mas agora vou poder agradecê-la todo dia nessa bela praça, com essa bela paisagem”, disse ela.

Já Eliane Santana lembrou que desde que foi morar em Itapeba, há 32 anos, não havia presenciado obras de urbanismo na região e, por isso, pediu para que moradores e turistas conservem a nova praça. “Estou encantada com essa maravilha, tudo isso ficou muito bom para a gente. O local foi ampliado, ficou aconchegante e bonito, mas é preciso que cuidem e preservem”, reforçou a moradora.

 

 

Notícias Relacionadas