A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, iniciou a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A iniciativa, do Ministério da Saúde, busca ampliar o acesso da população a consultas e exames especializados, acelerando diagnósticos em áreas como oncologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia.
O programa funciona através das Ofertas de Cuidado Integrado (OCI), que reúnem diferentes consultas e exames em um único fluxo de atendimento. Isso permite que o paciente realize todo o processo de diagnóstico, desde a consulta inicial até os exames finais, em sequência e dentro de um mesmo pacote, reduzindo o tempo de espera.
“O Mais Acesso a Especialistas é um marco para a saúde de Maricá. Com esse programa do Governo Federal, vamos progressivamente integrar serviços e garantir que o paciente tenha acesso mais ágil a consultas e exames, especialmente em áreas sensíveis como oncologia e cardiologia. Essa mudança representa mais qualidade e eficiência no cuidado com a população”, afirmou.
O subsecretário de Atenção Especializada à Saúde, André Nahoum, acrescentou que o PMAE irá organizar os fluxos de atendimento, dar agilidade aos diagnósticos e, consequentemente, reduzir as filas de espera.
A implantação do programa contará com o apoio do Núcleo de Regulação e Gestão (NGR) e do Núcleo de Gestão do Cuidado (NGC), responsáveis por organizar as filas e integrar os serviços. A cidade também será beneficiada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que incluem a construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no Condado, a aquisição de novas ambulâncias para o Samu e kits para teleconsultas.
