spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Maricá inaugura complexo de laboratórios de inteligência e pesquisa ambiental

Mais lidas

Maricá inaugurou nesta quinta-feira (26) o complexo de laboratórios de análises do Aequor, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, para monitoramento ambiental de rios e lagoas da cidade.

Através do laboratório do Projeto Aequor, serão feitas análises da água, sedimentos e fauna dos corpos hídricos da cidade (lagoas, rios e canais). A iniciativa pioneira consiste no uso de micro-organismos para o tratamento de esgoto e foi implantada na cidade em 2021.

Stefan Monteiro, pesquisador e coordenador do projeto Aequor, explica a importância da abertura desse laboratório na cidade.

“Quando tornamos o ambiente lagunar saudável, tornamos o ambiente mais saudável para todos. Para um projeto como esse, precisa-se de um laboratório de ponta para pesquisar e monitorar o que estamos fazendo desde o ano passado com a biofábrica e a implantação dos bioinsumos nas lagoas e rios de Maricá. Eu me tornei fã dessa cidade que acreditou no nosso projeto. “ afirmou Stefan.

Estiveram presentes durante a entrega o prefeito Fabiano Horta, a primeira-dama Rosana Horta, o vice-prefeito Diego Zeidan, o presidente da CODEMAR Olavo Noleto, o secretário de desenvolvimento econômico Igor Sardinha, a deputada estadual Zeidan e vereadores da cidade.

”Muito orgulhosa da gente ser maricaense. A crítica que a gente sempre ouviu foi o elitismo das universidades e o fechamento das universidades para o fundo popular e o que a gente vê aqui em Marica é completamente diferente. O laboratório traz o resultado do trabalho que será feito aqui e isso precisa ser divulgado. “ disse a deputada Zeidan.

Para o prefeito Fabiano Horta, falou sobre Marica evoluiu ao longo dos anos e continua evoluindo.

“Esse espaço aponta o nosso desafio comum que vai estar nas cabeças e cérebros brilhantes que farão esse trabalho. Esse salto tem a ver com o futuro, que estamos construindo juntos. Eu sei o quanto isso impacta a cidade e o planeta. Esse laboratório carrega o vanguardismo de micro plásticos e irá fazer com o que o planeta repense.” Ressaltou o prefeito Fabiano Horta.

No total, o complexo conta com seis laboratórios que irão monitorar, realizar pesquisas e agregar ainda mais no projeto Lagoa Viva.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img