A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá inaugurou o primeiro estúdio de audiovisual gratuito do município, no complexo cultural que abriga o Cine Henfil e a Biblioteca Pública Leonor Leite Bastos de Souza. O espaço conta com câmeras, iluminação, equipamentos de áudio e unidade de edição. A iniciativa é em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Batizado em homenagem ao cineasta Glauber Rocha, ícone do Cinema Novo, o estúdio visa fortalecer a produção local e apoiar cineastas e produtores em seus projetos.
A gestão ficará a cargo da produtora Semear Filmes, com coordenação do cineasta Guto Neto. Na inauguração, estiveram presentes profissionais do audiovisual, como Neville D’Almeida e os atores Charles Paraventi e Rodrigo Candelot, que destacaram a importância do espaço para a cultura e o cinema local.
Maricá aposta no estúdio para ampliar a produção cinematográfica, democratizar o acesso à arte e tecnologia e inspirar novas gerações de cineastas.