A Secretaria de Educação inaugurou mais uma unidade da Rede Pública Municipal de Ensino, que já conta com 85 escolas e mais de 30 mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. A nova unidade, que recebeu o nome de “Jardim de Infância Tia Bárbara”, presta homenagem à professora Bárbara Rodrigues da Silva, educadora que deixou um legado de amor, dedicação e compromisso com a educação pública inclusiva.
O espaço, que já funciona em tempo integral, acolhe mais de 80 crianças em turmas de berçário e maternal — duas de berçário, três de maternal I e uma de maternal II. Planejado para ser seguro, lúdico e acolhedor, o novo Jardim de Infância garante às famílias tranquilidade e a certeza de que seus filhos recebem cuidado, atenção e afeto.
“Entregar uma escola é entregar sonhos. Vamos acabar com a fila de espera na educação infantil. Já conseguimos zerar a demanda para a faixa etária entre 4 e 5 anos e agora avançamos para atender crianças de seis meses a 3 anos de idade”, destacou o secretário de Educação, Rodrigo Moura.
O funcionamento da unidade conta com professores e multiprofissionais que desenvolvem atividades adequadas a cada faixa etária, como estímulos motores e sensoriais, incentivo à linguagem e à autonomia, atividades lúdicas e acompanhamento nutricional e de saúde, sempre em diálogo constante com as famílias.
Para mães como Renata Silva, moradora de Chácaras de Inoã, o espaço representa não apenas um avanço educacional, mas também uma conquista social. “Aqui temos muitas mães que precisam dessa atenção aos filhos em tempo integral. Toda a equipe está de parabéns”, afirmou.
O legado de Tia Bárbara
Nascida em 1990, em Duque de Caxias (RJ), Bárbara Rodrigues da Silva, carinhosamente chamada de Tia Bárbara, fez de Maricá a sua cidade e construiu uma carreira marcada pela dedicação e pelo amor à educação. Foi educadora e diretora na Casa da Criança de Itaipuaçu, onde conquistou alunos, famílias e colegas com sua energia contagiante, carisma e facilidade de comunicação.
Defensora de uma educação pública inclusiva e transformadora, Tia Bárbara deixou marcas profundas na vida de todos que a conheceram. Mesmo com sua partida precoce, em 2022, sua memória permanece viva. Ao eternizar seu nome na nova unidade escolar, Maricá reafirma o compromisso com a construção de uma educação humana, afetiva e transformadora, inspirada em seu exemplo.
