spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá inaugura Memorial da Luta contra a Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi inaugurado nesta sexta-feira (12), em frente ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, no bairro São do Imbassaí,  em Maricá, o Memorial da Luta contra a Covid-19 “Enfermeira Denise Gomes”, em homenagem aos trabalhadores da Saúde e às vítimas da Covid-19.

O monumento tem em evidência símbolos como a Árvore da Vida e a Pomba Branca, que destacam um conjunto de representações de vida, memória, fé, sincretismo, paz e esperança.

A data foi escolhida por representar um ano da primeira morte da Covid-19 no Brasil no início da pandemia no país. O memorial homenageia a enfermeira Denise Gomes, de 42 anos, primeira profissional de saúde do município vítima da doença. Denise trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento de Inoã e faleceu em 25 de abril de 2020, depois de lutar muito contra a doença.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), ressaltou que não é um ato de festividade e sim de enfrentamento contra a doença.

“Dia especial, esse memorial ficará como um marco histórico, no senso de resistência dos profissionais de saúde, como lembrança permanente. Hoje faz um ano da primeira morte de vítima da Covid no país. Esse memorial demarca esse tempo e simboliza para nós a não naturalização da morte e sim a luta pela vida. Solidariedade a família da Denise nesse enlutamento. Hoje não é um dia de festividade, é um ato de enlutamento, esperança, de reposicionamento individuais de preservação a vida, engajamento na luta contra a Covid-19, de fé, de vínculos, entre outros”, concluiu.

A secretária de Saúde, Simone Costa ressaltou a importância do memorial e a luta dos profissionais de saúde na linha de frente contra a doença.

“Emoção de estar nessa luta, que profissionais da saúde travaram desde o início da pandemia. A enfermeira Denise que infelizmente foi vítima dessa doença, mas vamos deixar nossa lembrança para ela aqui. O Hospital Che Guevara é uma referência em nosso município, essa hospital é 100% SUS, onde cada um é tratado de forma humana e igualitária”, disse a secretária municipal de Saúde, Simone Costa.

O vice-prefeito da cidade, Diego Zeidan, ainda ressaltou que a pandemia não acabou  e a necessidade da utilização de máscaras de proteção e o uso do álcool em gel.

“Um ano da luta contra a Covid-19 no Brasil, esse ato simbólico em homenagem a todas as pessoas que nós perdemos, além de todos os profissionais de saúde, que estão na linha de frente. Estamos indo para terceira onda, é necessário tomar cuidado, usar máscaras, a pandemia não acabou” disse Diego.

A irmã da enfermeira Denise, que da o nome ao monumento, Deise Santos se emocionou ao falar sobre o trabalho exercido pela irmã por quase 20 anos.

“Essa homenagem é muito merecida, foram quase 20 anos de cuidado com o próximo, peço para que todos se cuidem, pois é uma dor muito grande, perder alguém que a gente ama. Se cuidar é mostrar o quanto amamos um ao outro”, disse irmã de Denise.

Após o descerramento da placa foi feito um abraço simbólico e a oração do pai nosso envolta do monumento em memória de todas as vítimas do vírus.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img