Maricá, vai iniciar nesta segunda-feira (27) uma repescagem permanente para as pessoas de todas as faixas etárias – 12 anos ou mais – que não ainda tomaram a primeira dose, em todos os Polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV), de segunda à sexta-feira.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca também será reduzido para oito semanas em todas as faixas etárias. Antes, a recomendação para aplicação desses imunizantes era de um intervalo de 12 semanas.
Dose de reforço- Nesta segunda-feira começa a aplicação da dose de reforço para os idosos com 85 anos ou mais. Maricá já concluiu o calendário de vacinação dos grupos prioritários, dos adultos e adolescentes de 12 a 17 anos. De acordo com último balanço, são 118.587 pessoas com a primeira dose na cidade, número que representa 85% da população vacinável (acima de 12 anos) de Maricá. A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou a meta de imunizar todos os moradores aptos a receber a vacina.
“Não queremos deixar ninguém para trás. Mesmo que tenhamos uma cobertura bastante alta, ainda existem pessoas que, por algum motivo, não tomaram a primeira dose. Com essa repescagem fixa, queremos chegar à meta de 100% dos vacinados”, lembrando que é fundamental a conclusão do esquema vacinal com as duas doses.
Segundo a secretária, mais de 50% da população recebeu as duas doses ou a dose única. “Já temos 75.117 pessoas vacinadas com as duas doses ou a dose única, o que corresponde a 53% das pessoas acima de 12 anos. Vamos seguir trabalhando para que todos completem a vacinação e a gente possa voltar às atividades do dia a dia de forma gradual e com todos os cuidados para a segurança de todos”, afirmou.
A dose de reforço também será acelerada e na próxima segunda-feira (27/09) todos os idosos com 70 anos ou mais podem receber a terceira dose, desde que tenham seis meses ou mais da aplicação da segunda dose. A partir do dia 4 de outubro, a dose de reforço chega aos 80 anos ou mais.
Os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação em um dos polos ou UVV. Os acamados podem receber em casa, basta fazer o agendamento com a unidade de referência.
A terceira dose também está sendo aplicada nos imunossuprimidos (pessoas com imunidade baixa), de 18 anos ou mais, que podem se vacinar a qualquer dia.
Além de apresentar os mesmos documentos que os idosos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde. É necessário que haja um intervalo de 28 dias ou mais da aplicação da segunda dose.
Locais de vacinação repescagem, dose de reforço e 2ª dose:
Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá. De segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.
USF Barra, USF Inoã 2, USF São José 2 e USF Barroco, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h.