A Semana de Direitos Humanos começou na última terça-feira, 5, em Maricá e vai até domingo, 10, com atividades em diversos pontos da cidade. Na programação, debates, atos públicos, shows, rodas de conversa, apresentações de dança, atividades culturais e feira popular.
Nesta terça-feira, 50, houve apresentação de Paulinho 7 Cordas com o coral do programa Cultura de Direitos e debates sobre o tema “Acolhendo as diferenças, aumentamos a participação e a democracia”. O evento ocorreu no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro.
O objetivo do evento é destacar as ações na área dos direitos humanos em todos os contextos, abordando o desenvolvimento do poder e da dignidade de categorias historicamente vulneráveis, a preservação da memória histórica e dos pactos que asseguram a preservação de direitos.
“A gente sempre faz uma programação de debates, de ações, de atividades para expressar a importância da área dos direitos humanos com as conquistas e desafios”, destacou o subsecretário de Direitos Humanos, Leandro Lima. A abertura também contou com o secretário de Educação, Márcio Jardim, e os vereadores Hadesh e Julio Carolino.
Na manhã desta quarta-feira, 06, foi realizado um ato com homens segurando um laço branco em frente à sede da prefeitura, pelo fim da violência contra as mulheres. Hoje, às 17h, a Coordenadoria LGBTQI+ do município promove uma roda de conversa sobre os 10 anos das políticas públicas da comunidade com as conquistas e desafios na Incubadora de Inovação Social em Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Na quinta-feira, às 17h30, haverá roda de conversa com o tema “Direitos Humanos e Participação Popular”, com apresentação de coral, canto e violino do programa Cultura de Direitos, no Polo Manu Manuela, na Rua 27, nº 586, no Manu Manuela. Na sexta-feira, às 17h, tem o debate sobre a instrumentalizaçaõ da religião e da igualdade racial pela política, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.
No sábado, 09, tem roda de conversa sobre “O esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de transformação na favela”, – no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, no distrito de Inoã, (setor C). Às 15h, a roda de conversa “A democratização da tecnologia com feira de Inovações Tecnológicas (ônibus do ICTIM), aaplicação de flúor (Saúde) e grafite (Cultura de Direitos)”, no MCMV Itaipuaçu.
No domingo, 10, Dia Mundial dos Direitos Humanos, às 9h, tem batizado e entrega de cordéis Capoeira MPJ, na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Das 10h às 17h30, Feira Popular Direitos e Democracia – expositores da Colmeia, Economia Solidária, Expo Mães Amigas de Maricá e artesanato Aldeias São José, além do ônibus tecnológico do ICTIM e Zaion, na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.
No mesmo dia, às 13h, tem apresentações do Ruasia, Cultura de Direitos e Coral Indígena, na Praça dos Gaviões. Às 14h, no mesmo local, roda de conversa com o tema “Direitos Humanos das Mulheres, na Tenda Direitos e Democracia. Às 16h30, conferência “Direitos Humanos e Democracia, na Tenda Direitos e Democracia. No encerramento, às 18h, show com Cultura de Direitos, Jô Borges, Samba Delas e União de Maricá, também na Praça dos Gaviões.