Devido ao aumento de casos do novo coronavírus na cidade de Maricá, a Prefeitura iniciou uma campanha de conscientização em massa da nova onda de contágio e da necessidade de atenção nas proteções individuais, além de algumas medidas fundamentais e imediatas como a ronda SEOP, Postura e PROEIS para intensificar o cumprimento das medidas protetivas.
A Prefeitura de Maricá informou que foram adotadas inúmeras medidas de orientação à população sobre os cuidados que devem ser adotados para reduzir a circulação do coronavírus no município. Carros de som, e a distribuição de máscaras de proteção fazem parte das ações.
Desde o dia 28, equipes da SEOP, Postura e PROEIS vem sendo realizadas nos quatro distritos da cidade. Uma barreira foi montada no acesso a Ponta Negra durante os finais de semana, fiscalizando vans e ônibus de turismo, assim como fiscalizações noturnas em bares e restaurantes. As ações contam com 76 agentes e 30 viaturas.
As ações visam conscientizar os proprietários de estabelecimentos comercias, bares e restaurantes sobre a importância de seguirem as medidas de prevenção como verificação da temperatura dos clientes, uso de álcool em gel e evitar aglomerações.
De acordo com a nota técnica publicada na última semana, a procura de pessoas com sintomas por dia na tenda, foi de 394 pessoas, já a ocupação de leitos da rede municipal é de 83,33%, com 65 leitos ocupados e 21 respiradores em uso, o que representa 38,89%.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, foi observada um aumento em alguns dos principais indicadores, porém a pasta ainda não afirma que houve um recuo no estágio situacional da cidade. Diante do aumento nos casos, novos leitos foram abertos para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.