As bicicletas compartilhadas gratuitamente, as “Vermelhinhas” começaram a operar na cidade na tarde desta terça-feira (06). A inauguração aconteceu na praça do cruzamento entre as ruas Álvares de Castro com a Rua Fernando Henrique Assunção, no Centro.
As bicicletas funcionarão em um sistema de empréstimo gratuito no período de uma hora, para ser usada novamente é necessário revalidar o período, já nos finais de semana o período de empréstimo é de 2 horas, podendo também ser revalidado. O cadastro é feito através do aplicativo da EPT – informando dados pessoais e um número de cartão de crédito como forma de segurança em casos de perda ou roubo das bikes, sem nenhum valor cobrado pela utilização. Quem não tiver ou não quiser informar um cartão de crédito, terá que realizar o cadastro presencialmente na sede da empresa, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
O prefeito Fabiano Horta parabenizou os moradores de Maricá pela, como definiu, “nova conquista”. Segundo Horta, as ‘Vermelhinhas’ representam uma revolução no acesso à mobilidade pública na cidade, de maneira saudável e sustentável – menos de uma semana depois da expansão da malha de ônibus de tarifa zero para toda a cidade.
O presidente da EPT, Celso Haddad, destacou a facilidade que os maricaenses ganharam de se deslocar por toda a cidade sem custos.
“A chegada das bicicletas é um marco para a cidade, para o governo e para a EPT, ao trazer um novo modal de transporte, que vai se integrar às linhas de ônibus ‘Vermelhinhos’ e é, obviamente, mais sustentável”, celebrou ele, acrescentando que o projeto vai se expandir rapidamente, acompanhando os investimentos na ampliação da malha cicloviária de Maricá.
Cada estação conta com álcool gel à disposição dos usuários, que deverão fazer a higienização da bicicleta antes do uso, a exemplo do que já acontece em carrinhos de compras em supermercados. Menores de idade não poderão se cadastrar. Apenas pessoas com mais de 18 anos. Mas, poderão usar as bicicletas se incluídas nos cadastros de seus pais.
Ao todo, serão 20 estações com 10 bicicletas cada, totalizando 200 vermelhinhas. Nesta primeira fase, o projeto vai incluir a Praça de Itapeba, o Centro de Esportes Unificados (CEU), a Mumbuca, a Rodoviária do Centro e a Prefeitura.