Um jacaré voltou a aparecer no canal do Manu Manuela, em São José do Imbassaí, e encantou moradores do loteamento.
Segundo a Secretaria de Cidade Sustentável, o jacaré visto no canal é o da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman lalirostris), a mais comum e que, inclusive, faz parte da lista de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O canal foi limpo na última semana pelas equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), juntamente com o desassoreamento.
Ainda de acordo com a Cidade Sustentável, no próximo domingo (22/05), Dia da Biodiversidade,será lançado um projeto de conscientização da população do entorno do Manu Manuela, com a instalação de placas orientando sobre os cuidados a serem tomados em respeito à biodiversidade.

Jacarés do Manu
O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, comemorou o reaparecimento do animal após a limpeza e anunciou uma ação em conjunto com a Associação de Moradores do bairro.
“É muito bom ver nossos rios e canais voltando a ter vida. A prefeitura vai apoiar a associação de moradores na proteção dos Jacarés do Manu. Nossa ideia é fazer a conscientização dos moradores e também, através da Codemar, fazer brindes, camisas, pelúcias, etc para venda em conjunto com a associação, gerando renda pra famílias do bairro e servindo de atrativo turístico.”
Thayná Vila Real, presidente da Associação de Moradores do Manu Manuela, acompanhou toda a fase de limpeza do canal, que foi uma conquista importante para os moradores e comentou sobre a ação que será realizada no bairro, através da prefeitura e em prol dos jacarés.

“Os ‘Jacarés do Manu’ foi uma ideia de membros da associação de moradores com o vice-prefeito Diego Zeidan, em uma visita dele ao loteamento Manu Manuela, ele foi informado sobre a presença dos jacarés e que na área existem vários, foi quando ele brincando falou que poderíamos criar um projeto para arrecadar dinheiro para a associação através de um projeto sobre os Jacarés do Manu. Nós percebemos que o projeto não é só importante para os jacarés, e sim também para os moradores, esse projeto é voltado para uma ideia ecológico e de sustentabilidade, para amenizar os impactos ambientais, pelo cuidado com meio ambiente e a natureza que temos no Manu Manuela.” afirma a presidente da Associação de Moradores do loteamento.
O projeto será realizado juntamente com a Secretaria de Cidade Sustentável. As vendas dos brindes serão feitas pela própria associação de moradores.
“Além do canal do jacarés estar bem próximo das hortas comunitárias, onde o projeto é voltado para a agricultura e a agroecologia, então não poderia ser melhor para esse projeto se não o loteamento Manu Manuela, onde a sociedade civil junto ao poder público estão atuando de uma forma unificada pelas vidas desses répteis” ressaltou Thayná.