A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, divulgou na terça-feira (7) o calendário de pagamento dos benefícios sociais municipais referente ao mês de outubro. Excepcionalmente neste mês, as datas foram alteradas em razão da migração para a nova plataforma do aplicativo Mumbuca, que reúne todos os programas sociais em um único sistema digital.
Os pagamentos do Renda Básica de Cidadania (RBC) e do Auxílio Indígena serão realizados no dia 10 de outubro. Já os benefícios do Locação Social e do Auxílio Alimentação (servidores) serão creditados no dia 15 de outubro. Por fim, no dia 20 de outubro, serão pagos o Auxílio Cuidar, o Recomeçar sem Violência e o Mumbucão.
Calendário de Pagamento – Outubro de 2025
Renda Básica de Cidadania (RBC) – 10 de outubro
Auxílio Indígena – 10 de outubro
Locação Social – 15 de outubro
Auxílio Alimentação (servidores) – 15 de outubro
Auxílio Cuidar – 20 de outubro
Recomeçar sem Violência – 20 de outubro
Mumbucão – 20 de outubro

Atendimento no Banco Mumbuca
Paralelamente à divulgação do calendário, a Prefeitura realizou cerca de 1.500 atendimentos presenciais no primeiro dia de suporte aos beneficiários e comerciantes na agência do Banco Mumbuca, no Centro. A ação dá continuidade ao mutirão que garantiu a migração de mais de 40 mil pessoas para o novo aplicativo da moeda social.
O atendimento presencial acontece das 8h às 17h, e seguirá nos próximos dias para atender quem ainda não conseguiu realizar o processo de migração. No local, uma equipe reforçada com 30 profissionais realiza o acolhimento, tira dúvidas e orienta os usuários sobre o acesso à nova plataforma.
O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, destacou que o atendimento no banco é uma extensão do mutirão e visa garantir a inclusão de todos os beneficiários.
— Neste segundo momento, estamos atendendo quem não conseguiu comparecer ao mutirão. O objetivo é assegurar que todos tenham acesso à nova plataforma, tanto beneficiários quanto comerciantes — afirmou.
Ele também ressaltou que a atualização do sistema busca fortalecer a moeda social Mumbuca.
— Estamos aprimorando o aplicativo com novas ferramentas para facilitar o uso. Essa modernização torna a moeda social mais eficiente, fortalecendo o empreendedor local e a economia da cidade — completou.
Durante o atendimento, os moradores elogiaram o suporte oferecido pela equipe. A aposentada Laudecínia Pereira, de 73 anos, moradora de São José do Imbassaí, destacou a atenção dos servidores.
— O atendimento foi ótimo, a atendente me ajudou com tudo, desde baixar o aplicativo até finalizar o cadastro — contou.
A comerciante Elizabeth Barbosa, de 51 anos, também aprovou o novo sistema.
— O atendimento foi rápido e humanizado. Acredito que a nova plataforma vai facilitar o recebimento para nós, comerciantes — afirmou.
A Prefeitura reforça que não há entrega de cartões físicos no local. O atendimento é voltado exclusivamente à orientação e à habilitação dos beneficiários e comerciantes no novo aplicativo.
Disponível gratuitamente para celulares Android e iOS, o aplicativo Mumbuca integra todos os programas sociais municipais, permitindo consultar saldo, visualizar extratos, realizar pagamentos, transferências e operações via Pix, com mais segurança e praticidade para a população.
