spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: obras de drenagem, pavimentação e urbanização avançam 

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), está com obras de infraestrutura em andamento em vários pontos da cidade, que vão desde serviços de macrodrenagem, passando por revitalização das orlas das lagoas, um campus de educação, pavimentação de vias públicas até construção de praças.

“Nossas equipes não param de trabalhar para entregar as obras que fazem parte do Plano de Desenvolvimento da cidade de Maricá. Infraestrutura e acolhimento devem ser os nossos maiores objetivos, a fim de atendermos as expectativas dos moradores que desejam habitar em uma cidade mais organizada, urbanizada, funcional e bonita”, ressaltou o presidente da Somar, Guthyerre Alves dos Santos.

Uma das grandes intervenções é a obra de macrodrenagem realizada entre a Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (rua do canal da cidade) e a Rua Alferes Gomes (rua do Cine Henfil), no Centro da cidade, para acabar com o alagamento em dias de chuva forte. As peças pré-moldadas de três metros de largura por um metro de altura, que estão sendo instaladas no local, vão compor uma galeria com extensão de aproximadamente 337 metros.

Outra obra de drenagem está acontecendo na Rua Euclídes Paulo da Silva, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, onde futuramente será construído o Centro de Esporte de Inoã – no mesmo local em que foi montada a Arena Maricá 3×3 de Basquete durante o campeonato em abril deste ano.

Orla revitalizada e construção do estádio de futebol

Em mais uma frente de obra, a Avenida do Contorno com a Estrada Antônio Callado, conhecida como orla de Bambuí, está recebendo serviços de pavimentação, instalação de piso tátil e meio-fio no novo calçadão. O local terá, ainda, área de lazer com aparelhos de academia, quadra poliesportiva, skate parque, campo de grama sintética, jardim, deck de madeira, espaço com brinquedos infantis, além de estacionamentos para veículos.

Na orla do Mariene, em São José do Imbassaí, as equipes estão concentradas na colocação do piso intertravado na extensão que vai receber parque infantil e aparelhos de ginástica. Considerado o maior espaço de lazer e convivência do município com uma área total de aproximadamente 100 mil m² às margens do sistema lagunar, o local passa por obras de revitalização, assim como as orlas de Araçatiba, Guaratiba, Amendoeiras, Zé Garoto e João Português.

A região revitalizada já ganhou iluminação, pavimentação, paisagismo, quadras poliesportivas de areia, campo de futebol, aparelhos de academia, pump track (tipo de pista que possui percurso com lombadas, que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais), skate parque, além de horta comunitária, pomar, aviário, parquinho, deck e estacionamento.

Na rua 107, em Cordeirinho, está em fase de finalização o estádio de futebol com capacidade para 2.260 pessoas na arquibancada. Próximo dali, na Barra de Maricá, está sendo construído um anfiteatro para 400 lugares na Rua Joaquim da Costa. O espaço terá um palco central que pode ser usado para apresentação de pequenos shows, debates políticos, aulas fora da escola e outras utilidades. O local terá também campo de beach soccer e um espaço para playground.

Itaipuaçu terá um campus de educação

Na outra extremidade da cidade, em Itaipuaçu, está sendo construído o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), que ocupa um terreno de 24.300m² (três vezes o tamanho de um campo de futebol). O espaço vai abrigar área de lazer, quadras poliesportivas, cineteatro, dois refeitórios, cinco laboratórios, uma biblioteca, 81 salas de aula, 22 salas de multimídia, entre outras, totalizando 128 salas.

A nova unidade está sendo construída em uma área pública, na Avenida Jardel Filho (antiga Avenida 2), entre as ruas 52 e 53, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Essa será a 28ª escola em tempo integral existente na cidade que vai atender a aproximadamente cinco mil alunos.

Ruas pavimentadas

Também em Itaipuaçu, segue avançando a pavimentação da Avenida Um que receberá lombadas ao longo da via. Com 727m de comprimento e 12m de largura, a avenida terá as pistas nos dois sentidos ampliadas para dar mais fluidez ao trânsito. No mesmo bairro, a Rua Capitão Mello recebe serviços de recapeamento.

No bairro do Retiro, as ruas 5, 8 e 17 foram totalmente pavimentadas recentemente e as equipes seguem trabalhando na região para urbanizar o local.

Praças novas e revitalizadas

Em Inoã, está sendo revitalizada a Praça na Rua das Mangueiras. Com uma extensão total de 1.775m², o local terá campo de grama sintética de aproximadamente 840m² para a prática de esporte, playground, academia, arquibancada e paisagismo. A previsão para a conclusão da obra é de 60 dias.

Próximo à região central, no bairro Pedreiras, recentemente foi construída uma praça na Rua 7 que recebeu um campo de futebol de grama sintética, brinquedos infantis, aparelhos de ginástica, bancos e mesas de concreto e paisagismo.

Já no loteamento Nova Luzitânia, em Santa Paula, uma nova área de lazer está nascendo. Localizada na Rua Daniel Felipe Diniz (antiga Rua 18), o espaço vai ganhar aparelhos de ginástica e brinquedos infantis. A obra está em fase de finalização e em breve será entregue à população.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img