Será aberto nesta quarta-feira (19) o cadastramento de quarenta cadelas para castração gratuita. A ação faz parte do Projeto Municipal de Castração, resultado do convênio assinado entre o poder público e uma veterinária privada da cidade.
Segundo a Coordenadoria Especial de Proteção Animal, comandada por Milena Costa, serão distribuídas senhas por ordem de chegada s partir das 08h. O cadastramento vai acontecer na sede da própria Coordenadoria, que fica na Rua Pref. Hilário Costa e Silva, 100 – Parque Eldorado. Atenção! Serão cadastradas apenas 40 fêmeas.
Para se inscrever, os interessados precisam ter mais de 18 anos e apresentar a cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência do município de Maricá e algum desses comprovantes – Número de Inscrição Social (NIS), Cartão Mumbuca, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou comprovante de rendimentos (destinado principalmente às pessoas que não possuem condições de pagar pela cirurgia). Vale ressaltar que somente será permitida a cirurgia de um animal por CPF do tutor.
No ato do cadastro será agendada a data para a triagem com avaliação clínica e coleta de sangue que irá identificar as condições clínicas de aptidão para a cirurgia.
Caso o animal seja considerado apto, após a triagem, será marcado o procedimento cirúrgico. Se houver algum impedimento para a castração, o tutor do animal será comunicado e deverá assinar um termo se comprometendo a procurar um médico veterinário para oferecer o cuidado necessário ao animal.
Para participar do processo, os animais devem ter entre cinco meses e seis anos de idade e de três a 20 quilos de peso. Como impedimento para participar do procedimento, a coordenadoria informa que não será realizada a castração em cadelas prenhas, no cio ou amamentando e também não será realizada em animal braquicefálico (ex: Boxer, Shit-zu, Pug).
Já foram beneficiados, nesse convênio, 40 cães e 100 gatos e gatas. “A castração ajuda a prevenir possíveis doenças como também contribui para melhorar o comportamento do animal”, explicou Milena Costa.