A Prefeitura de Maricá, informa que aproximadamente 30.000 alunos matriculados nas 78 escolas da rede pública municipal retornarão às aulas no próximo dia 5 de fevereiro. Os estudantes estão distribuídos entre creche, pré-escola, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Os professores retornam antes dos alunos, nos dias 02 e 03/05, para apresentação e planejamento escolar.
Novas escolas
Ao longo de 2024, a Secretaria de Educação inaugurou 11 unidades escolares nos quatro distritos da cidade (Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu).
Relação das novas escolas:
68 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARIA HONORINA ZANINI BERNARDO – JIM TIA NININHA
69 ESCOLA MUNICIPAL WILSON SARDINHA DA SILVA
70 ESCOLA MUNICIPAL ADEMILDA MUNIZ SIMÕES – EM. TIA DEDÊ
71 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARA REJANE GOMES BUENO – JIM TIA MARA
72 ESCOLA MUNICIPAL LÊDA MARIA DO AMPARO LEMOS.
73 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARIA DE LOURDES CRUZ SILVA
74 ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
75 ESCOLA MUNICIPAL AMAURY GOMES DO NASCIMENTO
76 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO COUTO DE AGUIAR – JIM. TIO RICARDO
77 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFESSORA SABRINA SANTIAGO HENRIQUES – JIM TIA SABRINA
78 ESCOLA MUNICIPAL DE APLICAÇÃO JOSÉ PEREIRA DA SILVA
Estação do Saber
Maricá possui oito unidades da Estação do Saber. Quatro delas foram inauguradas em 2024.
A unidade do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí, homenageia o cartunista Ziraldo. O local possui auditório para aproximadamente 20 pessoas, uma recepção, duas salas com mesas e cadeiras, 297 títulos de livros e 8.770 exemplares e cinco computadores ligados diretamente à internet para pesquisas on-line.
A unidade do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, com mais de cinco mil livros à disposição dos alunos.
A unidade na Escola Municipalizada de Inoã, com cerca de 500 títulos e mais de nove mil livros.
A unidade no Condomínio Residencial Carlos Marighella, o “Minha Casa, Minha Vida” de Itaipuaçu, com 200 títulos e cerca de cinco mim exemplares.
Cada Estação do Saber possui um tótem já na entrada para que o aluno faça o cadastro por meio de senha e CPF, escolha o livro e o retire de forma automatizada, sem a necessidade de passar pelo bibliotecário. Este processo agiliza e dá autonomia ao aluno para que possa fazer a escolha dos títulos que mais lhe interessarem. Ainda assim, um profissional fica no local para prestar assistência ao estudante.