Durante reunião nesta terça-feira (19), os secretários de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, e do Estado, Vinícius Farah, debateram ações para consolidar um “hub do gás” na cidade. Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será assinado entre o Governo do Estado e o município nas próximas semanas.
Um Parque Industrial será construído na área próxima ao Terminal Ponta Negra, o “Porto de Jaconé”. Igor adiantou, ainda, que a secretaria já foi procurada por uma empresa que deseja instalar uma usina termelétrica no futuro parque industrial.
“Trata-se de mais um importante passo nesse processo que estamos construindo de fazer com que, principalmente a partir do gás natural, Maricá se consolide com um grande polo industrial gerador de empregos”, pontuou Sardinha.
De acordo com Vinicius Farah, o Governo do Estado vê, em Maricá, papel estratégico para o desenvolvimento fluminense. “Quando publicamos o Decreto criando o programa Industrializa RJ, não foi por acaso a classificação de Maricá como um dos principais potenciais polos industriais e de desenvolvimento do estado. A ideia é somarmos forças para transformarmos potencial em ações reais no menor espaço de tempo possível”, disse Farah.
Outros assuntos – Durante o encontro, Sardinha e Farah debateram investimentos na rodovia RJ-114 (que liga Maricá a Itaboraí), bem como a construção do trevo da mesma rodovia com a BR-101. Melhorias na RJ-118 (Jaconé – Sampaio Corrêa) também foram debatidas.
A retomada da estação Manoel Ribeiro em Maricá no projeto do governo federal da Estrada Ferroviária 118 (Ferrovia Rio-Vitória) foi citada, ainda, durante a reunião.