A Secretaria de Cidade Sustentável recebeu, nesta sexta (12), um novo veículo para utilização nas ações de preservação da Mata Atlântica. O presidente da Câmara de Maricá, Aldair de Linda, e o subsecretário de Cidade Sustentavel Guilherme Mota representaram a cidade durante a cerimônia de entrega, que aconteceu no Palácio Guanabara.
“Hoje, junto com o subsecretário de Cidade Sustentável Guilherme Mota, representei Maricá na entrega de um novo veículo do Governo do Estado para o nosso município. O carro será utilizado para o fortalecimento das nossas unidades de conservação ambiental. Cuidar do meio ambiente é garantir um planeta saudável para as próximas gerações”, publicou Aldair nas redes sociais.

A iniciativa se deu por meio do projeto de fortalecimento das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do Programa de apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), do Governo do Estado, e contou com investimento de mais de R$ 20 milhões, proveniente do Fundo da Mata Atlântica (FMA), gerido pela Fundação São Francisco de Assis – FSFA.
“O que a gente quer é que novas notícias, novas boas entregas como essa se multipliquem e que a gente possa construir e consolidar essa parceria de sucesso cada vez mais. Viva a nossa Mata Atlântica, viva o Rio de Janeiro e viva o nosso meio ambiente”, declarou o governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
As viaturas terão como uso a execução de trabalho de campo e manutenção das Unidades de Conservação (UC), bem como atividades de fiscalização, combate e prevenção ao incêndio florestal, vistorias técnicas, auxílio em reflorestamento e translado de insumo e pessoas para capacitação.

“Só tenho a agradecer ao governador Cláudio Castro, e ao vice-governador (que está no exercício do Governo) e secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha em agraciar nossa cidade”, concluiu o presidente da Câmara de Maricá.
Vale lembrar que a atual gestão estadual firmou um pacto para que o estado preserve a Mata Atlântica realizando, ainda, um incremento de 10% das florestas até 2050. “Pode parecer uma tarefa simples, quando a gente fala em 10%, mas se sairmos da premissa que nós já temos 30% do nosso território de cobertura florestal de Mata Atlântica protegida, essa ampliação de 10% representa mais de 440 mil hectares”, concluiu Pampolha.