A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e com apoio do Sebrae, está promovendo nesta quarta-feira (3/9) o Seminário Internacional Economia do Mar – Cidades Costeiras, na Maricá Beach Arena, na Barra de Maricá.
O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para debater a Economia Azul como motor de desenvolvimento sustentável, inovação e transformação das cidades costeiras. A programação inclui três painéis temáticos: Economia Azul e Cidades; Relação Porto e Cidade; e Turismo e Pesca como Vetores de Desenvolvimento Sustentável.
Durante o evento, será lançado o livro “Economia Azul e Cidades”, produzido pelo Insper, referência em economia e gestão pública, que tem previsão de fechar o evento.
Outro momento de destaque será a apresentação da Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras, criada para reconhecer prefeituras que desenvolvem políticas públicas voltadas à valorização e preservação de territórios marítimos e fluviais.
Abertura do evento
O vice-prefeito João Maurício esteve no início dos trabalhos de abertura do evento, que conta com autoridades do Brasil e do exterior, entre elas:
- Robson Carneiro, presidente da FASERGE e CDE CEBRAE-RJ;
- João Azevedo, presidente da ABEMAR;
- Antônio Florêncio, presidente da FECOMÉRCIO-RJ;
- Luiz Césio Caetano, presidente da FIRJAN;
- Abdoul Nasser, superintendente do Sistema OCB SESCOP;
- Rodrigo de Campos Carvalho, Capitão de Mar e Guerra – Marinha do Brasil;
- Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar de Salvador;
- Matheus Mônica, secretário de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio;
- Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da DOCAS –
- Pescas de Portugal;
- Antônio José Correia, ex-prefeito de Peniche (Portugal) e consultor internacional em políticas do mar;
- José Alexandre, secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá.

Também marcaram presença da deputada estadual Célia Jordão, de Angra dos Reis, representantes do Sebrae, Insper, Codemar, além de gestores públicos, empresários, pesquisadores e especialistas em turismo, pesca, logística portuária, sustentabilidade e inovação.
O encontro, que se estende ao longo do dia, reforça o papel de Maricá como protagonista na discussão sobre o uso sustentável dos recursos marítimos e costeiros, conectando experiências nacionais e internacionais para transformar a Economia do Mar em vetor de desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Programação
- 10h00 – Abertura institucional
- 10h30 – Economia Azul e Cidades Costeiras
- 14h00 – Relação Porto-Cidade: Impactos, Desafios, Perspectivas e Descarbonização
- 15h30 – Turismo e Pesca como Vetores de Desenvolvimento Sustentável nos Territórios Marítimos.
- 16h30 Lançamento: Livro Economia Azul e Cidades: uma introdução. Uma obra inédita do insper que explora os caminhos da sustentabilidade, inovação e desenvolvimento urbano a partir da Economia Azul