Maricá registra queda nos indicadores de violência

Um levantamento realizado pela secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), com base nos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), mostra que a cidade de Maricá registrou os menores índices em roubo a transeunte e de veículos nos últimos cinco anos, com queda de 40,4% e 35,8% respectivamente.

Segundo o estudo, os casos de roubos a transeuntes vinham crescendo desde 2015 e chegaram a registrar 555 em 2017. O mesmo ocorreu nos registros de roubos a veículos com 246 casos em 2017. Esses indicadores voltaram a apresentar queda em 2019. De acordo com o secretário da pasta, Tenente-Coronel, Júlio Véras, a redução está associada a observação de dados estatísticos, permitindo um planejamento dinâmico.

‘Quando fazemos um trabalho técnico, focado nas estatísticas, direcionando sua energia para onde de fato necessita, o resultado é esse. O planejamento é dinâmico, deslocamos viaturas do Proeis ou Guarda para onde há necessidade de reforço e ordenamento público, e essa estratégia pode ser modificada a qualquer momento”, contou o secretário.

Outro fator que contribui com a redução dos indicadores na cidade é a integração das forças.

‘Eu destaco a integração com a 82ª DP e 12º BPM, onde priorizamos ações que visam trazer a liberdade de ir e vir ao cidadão de Maricá. É um planejamento! Estamos aqui para trabalhar em prol da população, esse é nosso objetivo”, contou

Veja a evolução dos casos de roubo a transeunte e de veículos nos últimos cinco anos

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros indicadores em queda

Furto de veículos: – 25,2%

Homicídio Doloso: – 10,8%

Tráfico de Drogas: – 47,7%

Lesão Corporal Dolosa: – 27,1%

Ameaça: – 19,4%

Estupro: – 15,4%

Roubo a residência: – 40%

 

Notícias Relacionadas