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Maricá Rotativo passará a ser cobrado em julho

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Errejota Notícias

Gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o Maricá Rotativo começou a ser implementado de forma educativa (sem emissão de multas e cobrança de taxas) para os veículos estacionados nas vagas públicas das principais vias centrais. A previsão é que em julho o programa entre efetivamente em operação.

A chegada do estacionamento rotativo em Maricá prevê um ordenamento do estacionamento público e promete reduzir o tempo de espera por uma vaga. Hoje, o condutor que chega ao Centro da cidade leva em média uns 15 a 20 minutos.

Como funciona?

Ao estacionar o carro, o condutor deverá adquirir o tíquete nos 60 pontos de venda disponíveis ou baixar o aplicativo do Estacionamento Rotativo nas plataformas digitais. Os períodos serão divididos em duas horas, custando para os veículos licenciados em Maricá R$ 2 e para os carros dos demais municípios R$ 2,50. O estacionamento rotativo permitirá que o condutor compre apenas dois períodos, um total de quatro horas no Centro. Depois deste período não poderá permanecer no local. O objetivo do parqueamento de vagas é coibir a ocupação de vagas próximos aos centros comerciais durante um dia inteiro.

Inicialmente o programa abrangerá seis ruas da região central: Ribeiro de Almeida, Barão de Inoã, Expedicionário Luiz Manoel, Carlos Rangel, Abreu Rangel e Juvenal Bittencourt que terão 100 vagas disponibilizadas do programa, além das 27 preferenciais. Em princípio, essas vias servirão como teste para, posteriormente, outras ruas adjacentes serem integradas ao Maricá Rotativo.

De acordo com a diretora de operações do programa, Daniele Almeida Pessôa, o valor arrecado será revestido no melhoramento da própria cidade como criação de calçadas acessíveis e projetos de ordenamento de trânsito.

“Na verdade, o Estacionamento Rotativo já acontece em algumas cidades, justamente para ter esse rodízio que é o nosso maior benefício. É uma rotatividade não só para as pessoas que moram em Maricá, mas também para turistas que visitam o município em alta temporada. Ou seja, é criar uma organização de parada desses carros”, explicou.

Outras regiões

Além do Centro, o programa será implantado na orla da Barra de Maricá e Itaipuaçu (nos locais de orla, o período de estacionamento, no entanto, será maior, de 4 horas renovável por mais 4h).

Ao final da implantação serão disponibilizadas 1.840 vagas, distribuídas em três setores identificados como sendo os mais críticos. A processo será executado em três fases: Fase 1 – Centro e adjacências; Fase 2 – Ruas centrais de Itaipuaçu e Inoã; e Fase 3 – Orlas Municipais (Ponta Negra, Itaipuaçu e Barra de Maricá).

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