A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realizou visita técnica de engenheiros da Universidade Federal Fluminense (UFF) nas Estações de Tratamento de Esgoto de Araçatiba, Pedreiras e Beira Rio, nos dias 23 e 25 de agosto. A ação é fruto de uma parceria entre a Sanemar e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e como objetivo identificar pontos de melhorias que permitirão a Sanemar cumprir seu compromisso de entregar um saneamento de qualidade para o município e, ao mesmo tempo, atender os parâmetros exigidos pela legislação.
Coordenadora operacional e bióloga da UFF, Karem Antunes explicou que a iniciativa faz parte do Projeto Aequor em parceria com a Codemar, que consiste na instalação de uma Base de Tecnologia Ambiental com diversos laboratórios de última geração em solo maricaense onde serão desenvolvidos métodos de baixo custo para a revitalização e saneamento ambiental, colocando o município na vanguarda da saúde ambiental. “Essas visitas técnicas continuarão a ser feitas nas estações de tratamento de esgoto em operação da cidade a fim de se levantar informações para elaboração de um diagnóstico de melhorias”, disse a coordenadora.
Para a diretora técnica operacional da Sanemar, Roberta Cardoso, esse trabalho em cooperação com a UFF permite a Sanemar avançar mais ainda em direção da meta de universalização do esgotamento sanitário de Maricá. “Essa parceria nos traz novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas que permitem a concepção de processos para melhor performance das nossas Estações de Tratamento”, destacou Roberta.