O prefeito de Maricá e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Washington Quaquá, recepcionou nesta segunda-feira (26) integrantes de delegações de 26 países que participam da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+, em Maricá. Um jantar foi oferecido aos representantes internacionais, que já nos primeiros contatos iniciaram importantes diálogos sobre o papel estratégico dos governos locais.
“Um novo mundo está se abrindo diante dos nossos olhos. É a partir das cidades que vamos construir essa nova realidade, com uma economia cada vez mais inclusiva. Queremos uma economia que não tenha preconceito com o empresário, mas que também olhe para as pessoas e para as famílias”, discursou o prefeito Washington Quaquá.

O evento começou com apresentações culturais de artistas locais. Bailarinos da Companhia das Artes Lídia Maria abriram a noite com um espetáculo que uniu bossa nova e funk. Em seguida, foi a vez da União de Maricá mostrar para o mundo um dos gêneros musicais mais marcante da cultura brasileira: o samba. Iniciada a solenidade, o histórico intérprete Neguinho da Beija-Flor e as cantoras maricaenses Jô Borges, Vivi Serrano, Cacau Souza deram voz aos hinos do Brasil e de Maricá.
Liderada por Quaquá, a Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ tem como objetivo fortalecer o papel estratégico dos governos locais na governança global. É também o principal espaço de articulação da recém-criada Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ para promover o intercâmbio técnico, político e institucional entre cidades dos países que integram o bloco BRICS e seus parceiros globais.
Reuniões e Assembleia Geral
Nesta terça-feira (27), serão realizadas diversas reuniões temáticas. Das 10h às 12h30, haverá um debate com membros do comitê diretivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Também acontecem encontros simultâneos para tratar de Desenvolvimento Sustentável das cidades do Brics+, com foco em segurança alimentar e ESG; Mulheres; Juventude e Arquitetura e Desenvolvimento Urbanístico
A cerimônia de abertura da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ está prevista para as 14h. No final da tarde, as delegações retornam para a cidade do Rio de Janeiro. Já na quarta-feira (28), as lideranças internacionais conhecem políticas públicas de sucesso em Maricá. Estão previstas visitas à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e à Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho.

À tarde, visitam a exposição ‘Casa das Utopias’, onde estão os projetos de Oscar Niemeyer adquiridos pela Prefeitura de Maricá. Em seguida, seguem para o Banco Mumbuca para aprender sobre o modelo de economia solidária e moeda social local. A programação prevê, ainda, visitas ao Território do Futuro (braço do Passaporte Universitário), Hub de Tecnologia e CEPT – Centros de Educação Pública Transformadora, Integral e Pública.
O que é BRICS+?
BRICS+ é um grupo de países de economias emergentes, anteriormente conhecido como BRICS, e que agora inclui novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, além dos países originais como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O “+” indica justamente a expansão desse grupo para incluir outros países e aprofundar a cooperação econômica e desenvolvimento em conjunto.
Cobertura
Joice Santos, Geraldo Araujo, Matheus Oliveira