Com o apoio da Prefeitura de Maricá, o Cine Henfil sediou, na terça-feira (26), a cerimônia de entrega do Prêmio Eduardo Suplicy de Teses e Dissertações, como parte da programação do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (BIEN). O evento homenageou seis pesquisadores brasileiros que se destacaram com seus trabalhos sobre a renda básica como política de justiça social.
A premiação, promovida pela Rede Brasileira de Renda Básica, leva o nome do deputado Eduardo Suplicy, que é uma referência na defesa da renda básica universal e incondicional. Apesar de não ter comparecido por motivos de saúde, Suplicy enviou um vídeo aos participantes. “Este prêmio não homenageia simplesmente a mim, mas a uma causa – a da liberdade real, da dignidade humana, da justiça social e econômica”, declarou.
Suplicy está internado em Niterói (Link da matéria)
Maricá, que é uma referência mundial em políticas de renda básica, foi escolhida como sede do congresso por seu programa Renda Básica de Cidadania (RBC), que beneficia mais de 70 mil pessoas com a moeda social Mumbuca.
O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo de Maricá, Matheus Gaúcho, destacou o orgulho de sediar o evento.
“Nossa cidade é hoje uma referência mundial em políticas de renda básica, com mais de 70 mil pessoas beneficiadas pela moeda Mumbuca. Estamos mostrando que uma utopia pode, sim, ser real e transformar vidas”, disse.
O 24º Congresso da BIEN, que vai até o dia 29 de agosto, reúne representantes de mais de 40 países para debater o tema da renda básica no mundo.
