Está quente aí? E a tendência é ficar ainda mais calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Maricá, as temperaturas prometem passar dos 40ºC, com uma leve queda só no domingo (19).
O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS) está com alerta de grande perigo devido a onda de calor pelo menos 5ºC acima do normal. Nesta quinta (16), a máxima chega a 42°C com tendência de alta. Não há nenhuma possibilidade de chuva.
Na sexta (17) o clima previsto é semelhante: máxima chegando a 42ºC mas, no sábado (18), os termômetros devem marcar 44ºC – com sensação térmica passando dos 50ºC.
O que está causando essa onda de calor? – Especialistas apontam que o fenômeno El Niño está fortemente associado ao calorão que está fazendo em grande parte do país. “Estamos enfrentando um El Niño forte”, diz o géografo Marcos Freitas, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Estamos chegando a quase 2ºC de anomalia. Em geral, temos um El Niño médio ou fraco a cada dois anos, que é quando se tem uma anomalia de 1ºC, no máximo. Quando passa de 1ºC, consideramos um El Niño forte. Isso altera as massas de ar em cima do nosso continente”, explicou.
Segundo o pesquisador, a tendência é de um verão muito quente. “Esse El Niño não vai se dissipar agora”, acrescenta. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que os efeitos do fenômeno devem ser sentidos pelo menos até abril do próximo ano. Marcos Freitas observa que um El Niño forte ocorre mais ou menos a cada sete anos, mas destaca que o grau de intensidade vem aumentando em função do aquecimento global.