A Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, na Região Metropolitana do Rio entregou nesta quarta-feira (06) a Central de Passeios, local que reúne roteiros e profissionais de turismo na cidade, que vão atender moradores e visitantes tanto de forma presencialmente, no Centro, quanto via internet. Os maricaenses terão 50% de desconto nos passeios.
Estão disponíveis seguintes roteiros: “Centro histórico”, “Espraiado e seus encantos”, “Silvado + visita à Unidade de Conservação”, ” Itaocaia + Trilha Caminho de Darwin”, “Pedra do Elefante”, “Orla de Itaipuaçu”, “Pedra do Macaco”, “Igrejas & Padre José de Anchieta”, “Maricá e suas histórias” e “Orla de Ponta Negra”.
“Inicialmente, são dez passeios. A ideia é ampliar o tempo de permanência das pessoas em Maricá. Todos os check-ins de pousadas, hotéis e espaços públicos da cidade terão a oferta dos passeios através da nossa plataforma. O que a gente quer é estruturar o setor, e a prefeitura tem o dever de fazer isso, que é uma orientação do nosso prefeito Washington Quaquá”, explicou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida.
A sede da Central de Passeios fica na Praça do Turismo, ponto estratégico próximo ao Terminal Rodoviário do Povo de Maricá, quase em frente ao Boulevard e vai funcionar todos os dias, das 9h às 17h. Além da comercialização de passeios, o local oferece materiais informativos úteis aos turistas, como mapas, guias culturais e gastronômicos.
A central fará a ponte entre turistas, guias e agências e pode ser acessada também pelo site www.passeiosmarica.com.br.
História e cultura
Para o presidente da Empresa de Turismo e Cultura de Maricá, Antônio Grassi, investir nos roteiros valoriza a cultura e a identidade da cidade:
“Partimos do princípio que o turismo também é uma atividade cultural. Você leva as pessoas para conhecer o lugar, para conhecer a cultura desse lugar, e a oportunidade de conhecer através de um circuito de passeios lugares incríveis que têm a ver com a história, com a memória, com a paisagem, com as oportunidades turísticas da cidade. Isso é sensacional”, disse Antônio Grassi.
Donos de pousadas de Maricá participaram da inauguração e comemoraram a melhor estruturação da área, o que deve atrair mais turistas e hóspedes para os empreendimentos.
“É um momento muito esperado pelos pousadeiros da cidade. A organização do setor vai atrair mais pessoas, mais hóspedes. A organização dos roteiros, das trilhas, dos passeios vai facilitar mostrar a cidade e torna-la mais atrativa. É muito bom para os pousadeiros”, comemorou Christiane de Castro, proprietária de quatro pousadas na cidade, no Centro, Boqueirão e Barra.