Maricá terá ambulatório para tratamento pós-Covid

Hospital Doutor Ernesto Che Guevara Foto: ErreJota Notícias

A prefeitura de Maricá irá criar uma ala com ambulatório e cuidados especializados dedicada aos pacientes pós-Covid, no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. A expectativa é que o novo setor esteja funcionando em maio.

De acordo com a secretaria de Saúde, a ideia nasceu durante a visita dos consultores nacionais da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) – instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) – à cidade esta semana.

“Fizemos um estudo para criar no Che esse espaço de acompanhamento dos pacientes a partir das especialidades que temos percebido que são as mais frequentemente alteradas nos pacientes. Teremos ali os especialistas da parte pulmonar, cardiovascular e a parte de fisioterapia respiratória. Será uma ala especializada nesses tratamentos que merecem nossa atenção no pós-Covid, a nível de reabilitação física e motora”, explica a secretária de Saúde, Simone Costa.

Para o médico coordenador da equipe multiprofissional do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, Rogério Lima, o ambulatório pós-Covid trará benefícios à população na sequência do tratamento.

“Vamos poder avaliar no ambulatório algumas alterações de sequelas e/ou alterações na recuperação da convalescença dos pacientes, ou seja, é uma questão que vai atrás de segurança no atendimento, possibilitando a alta no momento adequado. Não é alta rápida, nem alta precoce, é alta no momento adequado, pelo seguimento pós-alta”, ressaltou Rogério.

O projeto será feito em parceria com o Melhor em Casa, composto pela equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), e terá consultas, acompanhamentos, além de preparação e reabilitação de pacientes que ainda vão receber alta da unidade.

 

Notícias Relacionadas