spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá terá distribuição gratuita de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Prefeito Fabiano Horta anunciou nesta sexta-feira (8) a implantação do programa que irá garantir a distribuição gratuita de absorventes para jovens e adolescentes de baixa renda e vulnerabilidade social em Maricá.

A informação foi divulgada nas redes sociais do prefeito.

”Em um Brasil de desigualdades, milhares de mulheres sofrem por não ter o mínimo para cuidar da saúde íntima, recorrendo a métodos precários. Em Maricá, vamos garantir absorvente higiênico para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.” pontuou Fabiano Horta.

O programa foi apresentada no plano federal pela deputada federal Marilia Arraes, aprovada pela Câmara, teve veto do Presidente Jair Bolsonaro. Maricá realiza o programa independente da sua execução em nível federal.

A forma de distribuição será divulgada em breve pela prefeitura.

Projeto de Lei- A vereadora Andréa Cunha (PT) protocolou, em maio deste ano, o Projeto de Lei 093/21 na Câmara de Vereadores de Maricá para tornar obrigatória a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas e unidades básicas de saúde do município. Indicativo já foi enviado ao Executivo. O ato da vereadora vai ao encontro da recente decisão do prefeito Fabiano Horta de garantir que mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade recebam a proteção de higiene íntima em programa a ser lançado logo.

“Trata-se de dar voz e direito a um tema silencioso em nossa sociedade, que é a pobreza menstrual, muito mais comum do que se pensa e que deixa jovens estudantes e mulheres em situação vexatória por puro descaso social. Sendo obrigadas a recorrer a alternativas nada adequadas, uso de jornal, por exemplo, e que podem causar infecções, trazendo problema ainda maior”, ressalta Andréa, lembrando que uma em cada dez alunas faltam às aulas durante a menstruação no país. “Não é pouco”, diz.

Segundo ela, o projeto de lei faz parte de sua política de atenção integral à mulher e prevê, no texto, que as despesas para executá-la corram por intermédio de dotações orçamentárias, suplementares, se necessário, e que já passem a valer a partir de janeiro de 2022.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img