A Prefeitura de Maricá, por meio da Codemar, vai implantar em Cordeirinho o Caminho das Artes, um novo espaço de lazer e cultura à beira-mar. O projeto prevê a construção de três museus temáticos, uma praça, restaurantes, auditório, áreas de convivência e lazer, além de um espaço dedicado ao samba e à natureza.
Nesta terça-feira (29), representantes de diversas secretarias participaram de uma reunião técnica para ajustar os detalhes do projeto, que será construído respeitando o meio ambiente e com um estilo “pé na areia”.
“O Caminho das Artes vai proporcionar desenvolvimento artístico, cultural e social. Estamos prevendo que a execução desse processo vai desenvolver cenas que vão contribuir para o desenvolvimento social e financeiro também, trazendo retorno dos investimentos. Esse é um projeto ecologicamente correto e com uma característica ‘pé na areia’ sem agredir o meio ambiente”, destacou o diretor de Obras da Codemar, Rodrigo Corrêa.
“Esse projeto é único no Brasil. Temos três museus ‘pé na areia’, uma paisagem linda, integrados numa praça. É um exemplo de boa utilização de uma orla. Maricá tem esse toque especial de ter esses museus em homenagem a pessoas muitos especiais: Darcy Ribeiro, Beth Carvalho e Maysa”, completou curador do projeto, Gringo Cardia.

Projetos integrados na Orla
O projeto prevê, ainda, a construção de uma área de restaurantes, um auditório, o Espaço Samba Botânico (ao lado da casa de Beth Carvalho), além de estacionamento e a criação de uma nova via interligando os três principais espaços entre as ruas 115 e 119: a Praça das Utopias, a Casa Beth Carvalho e o Museu Casa Darcy Ribeiro.