spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #80

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Marinha abordou mais de 16 mil embarcações durante o verão 24/25 na Costa Fluminense

Mais lidas

A Marinha do Brasil (MB) divulgou o balanço da operação “Navegue Seguro 2025”, realizada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e suas Organizações Militares (OM) subordinadas. A operação ocorreu na região costeira fluminense, entre Saquarema e Paraty, incluindo as praias mais procuradas para o turismo náutico da região metropolitana do Rio de Janeiro e Costa Verde, além das Baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande.
Com o objetivo de intensificar a fiscalização e promover a conscientização sobre a segurança no tráfego aquaviário durante o verão e as férias escolares, a operação resultou em 16.368 abordagens, 677 notificações e 36 apreensões de embarcações devido a infrações graves, como documentação irregular, condutores sem habilitação e ausência de equipamentos de segurança.
Quando comparada à operação “Navegue Seguro 2024” (anteriormente conhecida como operação “Verão”), observou-se um aumento de 32% nas abordagens, 48% nas no5ficações e 80% nas apreensões.
Além disso, em comparação com o número de embarcações inscritas pela CPRJ e suas OM subordinadas em 2024, houve um aumento de cerca de 48%, evidenciando o crescimento no tráfego aquaviário da área de jurisdição e a efetividade dos resultados da operação, que contribuiu para a redução dos acidentes em relação ao ano anterior.

Balanço da operação “Navegue Seguro 2024-2025” realizada pela CPRJ e suas OM subordinadas

Durante a operação “Navegue Seguro 2025”, também foram realizadas ações de “Lei Seca Marítima” em pontos de maior tráfego de embarcações com turistas, especialmente motos aquáticas (“jet skis”). Essa iniciativa teve como objetivo prevenir acidentes náuticos envolvendo condutores sob efeito de álcool, além de conscientizar a sociedade sobre os riscos dessa prá5ca. Ao todo, foram aplicados 5.009 testes com o etilômetro (“bafômetro”) durante as operações e não houve notificação por testes acima do limite permitido
(0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar). A penalidade para este tipo de infração é a suspensão do Certificado de Habilitação por até 120 dias, sendo o infrator reincidente sujeito à pena de cancelamento da sua habilitação.

vistoria capitania dos portos
Divulgação MB


A operação contou com a atuação de mais de 400 militares da MB, empregando 42 embarcações de pequeno e médio porte, 12 motos aquáticas, 3 Avisos de Patrulha e 15 viaturas operativas. Também foram utilizados 3 contêineres de inspeção naval como pontos de apoio avançado (Vila do Abraão, Praia do Jordão e Conceição de Jacareí), como parte do Projeto Costa Verde, que visa intensificar a fiscalização das embarcações
de esporte e recreio, turismo náutico e transporte de passageiros na região.
As equipes de inspeção naval, tanto embarcadas quanto em terra, realizaram abordagens com foco na verificação de documentos das embarcações e condutores, na aplicação de testes com etilômetro e na inspeção dos itens de segurança e de salvatagem, considerados as causas das infrações mais graves.
Com o lema “Fique ligado, você é o Capitão! Navegar com segurança é sua melhor opção”, a operação também incluiu uma campanha educativa com o propósito de sensibilizar as comunidades náutica e pesqueira sobre práticas seguras e sustentáveis. Foram realizadas palestras de conscientização e orientação em marinas, clubes náuticos e associações de pescadores.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img