(Atualização da Marinha 19h30) A Marinha do Brasil (MB) informou que devido à nova previsão de ondas com altura superior a um metro e oitenta e rajadas de vento acima de até 18 nós, embarcações com menos de 45 pés estão vetadas para acessar Copacabana e a Boca da Barra. Das 101 embarcações autorizadas previamente, apenas 52 têm condições para acessar Copacabana.

Nota da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro / Atualizada
O CAPITÃO DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 3º, da Lei 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário – LESTA), que “Dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências”, resolve:
Art. 1° Restringir a navegação para embarcações de esporte e recreio, turismo náutico e transporte de passageiros, com comprimento inferior a 45 pés, a partir de 18 horas de 3 de maio de 2025, na saída da Baía de Guanabara e nas adjacências da Praia de Copacabana, em face das condições de mar e vento adversas, com altura de ondas superiores a 1,8 metro e rajadas de vento de 18 nós.
Art. 2° As embarcações com comprimento de 45 pés ou mais que pretendem sair da Baía de Guanabara e/ou navegar nas adjacências da Praia de Copacabana deverão redobrar a cautela e informar aos seus passageiros sobre a expectativa de desconforto a bordo.
Art. 3º O descumprimento do disposto acima enseja em infração ao art. 23 do Decreto n° 2.596/1998, que Regulamenta a Lei n° 9.537/1997, que dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário em águas sob jurisdição nacional, e em crime previsto no art. 261 do Código Penal Brasileiro.
Art. 4° Fica revogada a Portaria nº41/2025 desta Capitania.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na presente data.
LUCIANO CALIXTO DE ALMEIDA JUNIOR
Capitão de Mar e Guerra
Capitão dos Portos
Balsa de fogos do show
A Capitania informa que a produção internacional do show incluiu uma
queima de fogos a partir de uma balsa que estará fundeada (ancorada) nas proximidades do palco principal, nas seguintes coordenadas: Lat 22°58’26″S / Long 043°10’37″W. Por razões de segurança, todas as embarcações serão proibidas de trafegar a menos de 500 metros da balsa e a menos de 200 metros da praia. A fim de orientar os navegantes e de reduzir os riscos de acidentes náuticos, as áreas de interdição marítima e de segurança serão demarcadas por boias.
