spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Memorial do Holocausto é inaugurado no Rio de Janeiro

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi inaugurado na última quinta-feira (19) em Botafogo, Zona Sul do Rio, um memorial dedicado às vítimas do Holocausto.

O projeto do museu foi vencedor de um concurso de 1990, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), tendo como arquiteto e urbanista Andre Orioli por trás do projeto. A construção do espaço se deu início somente em 2019.

O local foi escolhido juntamente com a prefeitura do Rio, que cedeu o uso do terreno em 2018 para a construção do Memorial. A obra é de responsabilidade da Associação Cultural Memorial do Holocausto, e contou com o patrocínio de empresas privadas.

Monumento é uma referência aos Dez Mandamentos – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em 2020 foi inaugurado o monumento de quase 20 metros de altura, dividido em dez partes, sendo que em sua base foi escrita a frase: “Não matarás”. A obra é uma representação dos Dez Mandamentos.

O Memorial

O museu é dividido em três salas, que são colocadas de forma cronológica.

A primeira sala retrata os momentos anteriores ao holocausto. Iluminação forte, fotos coloridas, sons de crianças brincando e muita diversão.

A segunda sala já retrata o momento do holocausto. Iluminação sombria, sem cores vibrantes, fotos em preto e branco, e nenhum tipo de som. Há um painel onde o visitante pode ouvir histórias dos sobreviventes.

O percurso finaliza-se na terceira sala, onde é mostrado a vida depois do holocausto, onde mostra mapas do fluxo migratório de pessoas e povos perseguidas pelo regime de Hitler. Há também uma mesa interativa, onde mostra os sobreviventes acolhidos no Brasil.

Foto: Reprodução/TV Globo

Alfredo Tolmasquin, coordenador da equipe de curadoria do Memorial do Holocausto explicou que “O visitante não via ver a história do nazismo ou da Segunda Guerra, mas o Holocausto pelos olhos de quem sofreu”.

Alfredo ainda fala “É uma história muito triste, mas eu não quero transmitir somente a tristeza. Eu quero transmitir para o futuro, para saber que isso existe e não permitir que isso exista mais. Holocausto nunca mais!”.

Como visitar o Memorial

O Memorial às Vítimas do Holocausto é localizado no topo do Morro do Pasmado, em Botafogo. A área do museu fica aberto semanalmente de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. A última entrada ocorre às 17h.

A entrada é franca. Para entrar, no entanto, é necessário retirar o ingresso antes pela internet, na plataforma Sympla (clique aqui).

Endereço: Memorial do Holocausto – Al. Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Rio de Janeiro.

*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img