spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Mercado de Niterói tem lojas de vinhos, peixaria e até hortifruti

spot_imgspot_img

Mais lidas

Quem for ao novo Mercado Municipal de Niterói, inaugurado na manhã desta quinta-feira, 27, no Centro, se depara, na entrada, com uma exposição de carros antigos, no primeiro piso. Ao andar pelo lugar, vai ver peixarias, lojas de vinhos, de alimentos congelados, charcutaria, artesanato, queijaria, hortifruti, um pequeno mercado, carnes, delicatessen, confeitaria e padaria, além de lojas de decoração e outros serviços, espalhadas em 172 boxes nos 9.700 metros quadrados do espaço.

No segundo piso, há diversos bares, cervejarias, e restaurantes e um pequeno palco para pocket shows. Logo após a abertura do espaço, teve uma apresentação do Quarteto Vintage.

Quarteto Vintage fez o primeiro show/ Foto: Júlia Paiva

Segundo o prefeito Axel Grael, o mercado é um vetor econômico para a cidade.

“Foram instaladas aqui algumas indústrias e outras atividades. Um investimento como este impulsiona uma série de outros investimentos que resultam na geração de empregos e no fortalecimento da economia da cidade. Com isso, a cidade tem mais condição de investir em novos projetos e em novas oportunidades

A recuperação e a reabertura do espaço foram possíveis em razão de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal para os próximos 25 anos. A estimativa é que o espaço receba cerca de 8 mil visitantes por dia, mais de 100 mil por mês e mais de um milhão e meio por ano.

Espaço tem 172 boxes/ Foto: Júlia Paiva

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, disse que é recompensador ver o mercado aberto.

“Trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Estamos falando de um mercado que estará entre os melhores do mundo. Não se trata somente de um mercado para atrair turistas, mas de toda uma estrutura econômica que envolve o entorno da Região Portuária da cidade. São empregos diretos e indiretos e Niterói entrando mais uma vez no mapa mundial dos grandes empreendimentos. Isso reverte em benefícios para a cidade e seus moradores”, afirmou Luiz Paulino Moreira Leite.

O mercado vai abrir todos os dias. As lojas funcionarão das 8h às 20h. A parte de gastronomia e os bares, das 12h à meia noite. O estacionamento tem 300 vagas. O mercado está localizado na Avenida Feliciano Sodré número 488, perto da descida da Ponte Rio-Niterói.

Políticos prestigiam reinauguração do mercado

Além das autoridades, vários secretários estiveram presentes, como Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), Renato Barandier (Urbanismo e Mobilidade), Robson Guimarães Filho (Administração Regional das Praias Oceânicas), o vice-prefeito Paulo Bagueira, entre outros. Entre os políticos, o presidente da Câmara Municipal, Milton Cal (PP), os vereadores Beto da Pipa (MDB), Leandro Portugal (PV), Anderson Pipico (PT), Fabiano Gonçalves (Cidadania), Paulo Eduardo Gomes (PSol) e Jhonatan Anjos (PDT) e os deputados estaduais Vítor Júnior, Martha Rocha (ambos do PDT) e Verônica Lima (PT).

“Para além de recuperar a história, a gente revive novamente esta região central da cidade. Não existe no Rio de Janeiro nenhum mercado padrão como esse”, observou Vítor Júnior.

“Este espaço, muito em breve, vai virar referência na região, no Rio de Janeiro e quiçá no Brasil. Era uma área altamente degradada, com alto índice de violência. Foi completamente repaginada e devolvida à população”, afirmou Pipico.

“A importância é para a cidade toda. Gerando emprego e receita. Mudança se conquista com trabalho”, disse Beto da Pipa.

“Este mercado será muito importante não só para o turismo de Niterói, como do estado do Rio de Janeiro. A cidade está de parabéns”, disse Martha Rocha.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img