spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Mil vagas: Niterói amplia Aluguel Universitário

Mais lidas

A Prefeitura de Niterói lançou, na terça-feira (18), no Caminho Niemeyer, o 2º Edital do Programa Aluguel Universitário, uma das iniciativas mais inovadoras das políticas públicas municipais voltadas para a juventude. Reconhecido como o maior programa municipal de auxílio-moradia estudantil do país, o benefício oferece R$ 700 mensais para que estudantes de baixa renda, matriculados em instituições públicas ou privadas, possam custear moradia no Centro da cidade.

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves destacou o impacto transformador da política pública:
“Ver tantos jovens das classes populares lutando para realizar o sonho de concluir o ensino superior é emocionante. O Aluguel Universitário reafirma nosso compromisso com a redução das desigualdades e com a educação. Essa é, sem dúvida, uma das iniciativas mais importantes para impulsionar a juventude de Niterói”, afirmou.

Na primeira etapa, realizada em julho, 650 estudantes foram contemplados. Agora, o novo edital vai beneficiar mais mil alunos. As inscrições seguem até o dia 2 de dezembro, com divulgação do resultado em 19 de dezembro. O primeiro pagamento está previsto para fevereiro de 2026.

Para participar, o estudante deve:

  • estar matriculado em curso presencial de ensino superior;
  • ter mais de 18 anos;
  • ser de família com renda bruta igual ou inferior a três salários mínimos;
  • não receber outro subsídio semelhante.

Além de apoiar a permanência estudantil, o Programa também integra a estratégia de revitalização do Centro de Niterói, contribuindo para levar movimento, diversidade e vida ao território. Os imóveis contemplados devem estar localizados no Centro ou em trechos dos bairros de São Domingos e São Lourenço.

Histórias como a de Carm Suze Jean, haitiana de 25 anos e estudante de Farmácia da UFF, ilustram a eficácia da iniciativa. Beneficiada na primeira edição, ela conta que o auxílio foi decisivo:
“Era muito difícil receber ajuda da minha família e eu enfrentava grandes dificuldades financeiras. Hoje vivo com muito mais tranquilidade”, relata.

Edson Luiz de Oliveira Neves Coelho, de 20 anos, morador de São Gonçalo e estudante de Pedagogia na UFF, está na expectativa de ser selecionado nesta edição.
“Morar longe é muito cansativo e tira tempo de estudo e lazer. Viver em Niterói ampliaria minhas possibilidades, inclusive culturais”, afirma.

Para o coordenador municipal da Juventude, João Pedro Boechat, o programa reafirma o compromisso da cidade com seus jovens.
“É muito gratificante ver essa política pública se consolidando. Agora, mais mil estudantes poderão viver uma nova experiência de cidade, com mais qualidade de vida e com a certeza de que Niterói acredita neles”, destacou.

As inscrições devem ser feitas pelo site: sites.niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img