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Mineirinho: refrigerante pode virar Patrimônio Cultural Imaterial em Niterói

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O resistente Refrigerante Mineirinho, que completou 80 anos, viveu entre os favoritos sendo o mais diferente entre todos eles. Disputando com as grandes marcas e lutando contra as mais ricas, o Mineirinho poderá virar Patrimônio Cultural Imaterial em Niterói.

Na tarde de terça-feira (16), o vereador Marcos Sabino (PDT), levou à Câmara um projeto de lei para tornar o refrigerante um Patrimônio, na cidade de Niterói.

O Projeto de Lei seguirá para a segunda discussão e, se for aprovado, deverá ser analisado pelo prefeito Axel Grael, também do PDT, deve sancionar ou vetar, até 15 dias úteis.

Enquanto as grandes concorrentes lutavam entre si (Pepsi e Coca-Cola, Kuat e Guaraná Antártica, Sprite e Soda), o Mineirinho se solidificava, conquistando ainda mais à população carioca.

Fundado em 1940, o Mineirinho pertence a razão social Flexa, que também é bastante conhecido no Rio. O refrigerante se tornou popular no início pelo preço, mas conquistou mesmo à todos pelo sabor diferente, que ninguém consegue (até hoje) adivinhar qual é, só sabe que é bom.

O Mineirinho é tipicamente Carioca, e dificilmente será encontrado em prateleiras de outros estados. Mas infelizmente, aqui no Rio também não é tão fácil encontrar o refri. Restaurantes, bares, lanchonetes que vendem o Mineirinho acabam conquistando o cliente que não quer ‘o comum’, mas sim ‘o diferente’.

O INCOMODO DAS GRANDES MARCAS COM O MINEIRINHO

O Mineirinho “incomodou” a maior marca de refrigerantes do mundo; a Coca-Cola. Inclusive, o boato de que a empresa tenta até hoje comprar a marca Mineirinho não é confirmada por ninguém. Pode até ser lenda, mas também nunca foi desmentido.

O sabor é único, assim como a marca. Enquanto existem refrigerantes com sabores cola, laranja, guaraná, uva e limão de diversas marcas, o Mineirinho é o único feito de chapéu-de-couro. O cultivo da planta, próprio, é feito na cidade de Tanguá.

Foto- Matheus Paulino

Mas, a população só foi descobrir realmente o sabor em 1990, com 50 anos da marca. A partir deste ano, foi adicionado em suas garrafas o sabor “chapéu de couro”, e a partir de 1990, a marca também começou a fabricar o refrigerante Diet, e o zero em 2008.

A marca tenta sempre zelar pelo Meio Ambiente. Fora que, muitas pessoas procuram o refrigerante por ele conter efeitos diuréticos. O refrigerante tem também seu folclore: muitos acreditam que bebê-lo quente desfaz cálculos renais.

Entre os benefícios medicinais do chapéu de couro, segundo a lenda, estão as inacreditáveis propriedades antiofídica e antissifilítica. Ou seja, foi picado de cobra ou fez sexo sem camisinha? Tome Mineirinho!

FUNDAÇÃO

Como dito, a marca foi fundada em 1940 na cidade de Ubá, em Minas Gerais, Porém, em 1946, e veio para o Rio de Janeiro, sendo transferida para o Ponto Cem Réis, em Niterói.

Mas, devido a demanda do sucesso do refrigerante, a solução foi mudar de lugar, construindo um enorme espaço em São Gonçalo, no Barro Vermelho, em 1979.

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