O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu na sexta-feira (16) o ministro da Saúde substituto, Adriano Massuda, que esteve no Hospital Oceânico Gilson Cantarino, na Região Oceânica, para conhecer a estrutura e o funcionamento da unidade. A visita também contou com a presença de representantes da área da saúde do município, do Ministério da Saúde e do governo estadual.
Durante a passagem pelo hospital, Rodrigo Neves lembrou que a unidade foi a primeira do país construída especificamente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ele também destacou a ampliação do atendimento na rede municipal, com redução de filas para exames, cirurgias e consultas especializadas.
De acordo com o prefeito, o programa Fila Zero tem contribuído para acelerar atendimentos que estavam represados, com destaque para a realização de exames e cirurgias. Só no Hospital Oceânico, cerca de 500 cirurgias são feitas por mês. Ele adiantou ainda que está prevista para o primeiro semestre a abertura do Supercentro de Imagens, Exames e Saúde da Região Oceânica, que funcionará no antigo Hospital da Amil.
Até este sábado (17), a rede municipal realiza um mutirão de cirurgias e exames nos hospitais Oceânico Gilson Cantarino, Carlos Tortelly, Getulinho e Orêncio de Freitas. A ação inclui exames como mamografia, endoscopia, colonoscopia, raio-X, ecodoppler e ultrassonografia, além de cirurgias gerais, pediátricas e procedimentos em diversas especialidades. O mutirão conta ainda com o apoio do Hospital Universitário Antônio Pedro e do IBAP.
Segundo o ministro da Saúde substituto, Adriano Massuda, Niterói foi escolhida para receber as ações do programa “Agora Tem Especialistas” por já apresentar avanços na ampliação do acesso à saúde. A iniciativa reúne esforços dos governos federal, estadual e municipal para reforçar o atendimento especializado pelo SUS.
Como parte dessa mobilização, uma carreta do Ministério da Saúde está instalada no Mercado Municipal de Niterói, no Centro da cidade. O equipamento integra o programa Fila Zero em parceria com o “Agora Tem Especialistas” e ficará no local por cerca de 30 dias, realizando exames de tomografia mediante encaminhamento da Central de Regulação. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e também neste sábado (17).
A vice-prefeita Isabel Swan destacou que a estrutura móvel amplia a capacidade de atendimento e ajuda a reduzir o tempo de espera por exames. Já a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, explicou que a carreta tem capacidade para realizar cerca de 60 exames por dia, o que pode representar mais de 1.200 exames ao longo de um mês.
A secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, ressaltou que o foco da ação é aproximar exames e procedimentos da população, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso aos serviços de saúde.


















