O ministro das Relações Institucionais, Olavo Noleto e o vice-prefeito de Maricá, João Maurício (Joãozinho), sobrevoaram a cidade de Maricá neste sábado (11), em busca da transformação da Zona Portuária do município, em Jaconé.
O voo foi proposto pela Prefeitura de Maricá e contou também com a presença de Rodrigo Ruic, diretor da empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental e do Presidente da Codemar Hamilton Lacerda.
A visita técnica proporcionará visão ampla e detalhada da área e auxiliará na análise e discussão da potencial transformação da região em uma Zona de Processamento de Exportação. A intenção da prefeitura e da Codemar é destacar a importância estratégica de Maricá e o potencial do porto para se tornar um polo de exportação.
“Então, a visita aqui para conhecer o projeto do porto de Maricá na praia de Jaconé, no território ainda maricaense, que é uma área privilegiada do país para a construção desse tipo de porto, visto que o calado de 25 metros a apenas 500 metros da praia é maravilhoso, fantástico. A estratégia de Maricá, de trazer o porto, soma a estratégia nacional de infraestrutura, logística, do óleo e gás. Todo o trabalho que já foi feito aqui, visando potencializar Maricá para a economia do óleo e gás, então eu vim conhecer o projeto, conhecer a área, entender o faseamento do projeto. As necessidades do projeto para esse primeiro momento, entendendo melhor, poder ajudar em Brasília com aquilo que for necessário. Nós esperamos poder ajudar, porque é um projeto estratégico, é importante, e é esse tipo de empreendimento que pode alavancar e muito a economia do Rio de Janeiro e do Brasil. Disse o ministro Noleto após fazer o sobrevoo técnico sobre a região.”
Vice-prefeito Joãosinho reforçou a vontade de Maricá de gerar muitos empregos na região.
“Acho que é um empreendimento fundamental. O nosso prefeito Quaquá já botou o Porto de Maricá como uma prioridade fundamental. Maricá tem uma posição estratégica no mapa do estado de Rio de Janeiro, com certeza o Porto vai ser fundamental para a construção da prática de óleo e gás do Brasil, tem todas as características muito possíveis disso, para além da geração de emprego e renda para a cidade, que vai ser fundamental.”
Quaquá quer Maricá no mapa do mundo com ZPE
Nos primeiros dias de governo, o prefeito Quaquá destacou o investimento de 1,5 bilhão no empreendimento do porto e dos projetos ligados a ele, como uma futura ferrovia para ligar a malha nacional ao município.
“Tenho dito que o dinheiro de Maricá é um dinheiro que nós vamos deixar cada vez menos em bancos e vamos botar cada vez mais em infraestrutura e industrialização. No dia 16 eu estarei com o vice-presidente Geraldo Alckmin, numa reunião para tirar da mesa dele a ZPE de Maricá. Então, nós vamos ter uma ZPE aqui, vamos industrializar a cidade a partir do porto. O porto vai ter contêiner, vai ter estocagem de petróleo”, revelou o prefeito.
O que é uma ZPE
ZPE é a sigla para Zona de Processamento de Exportação, que é uma área industrial com regime alfandegado. As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, onde as empresas podem importar, armazenar, fabricar e reexportar mercadorias.
As ZPEs são criadas para: Contribuir para o desenvolvimento da cultura exportadora, Difundir tecnologia, Reduzir desequilíbrios regionais, Inserir as regiões em mercados mundiais.
No Brasil, o regime de ZPEs foi estabelecido em 1988 pelo Decreto-Lei nº 2.452.
As ZPEs são geralmente localizadas em áreas com vantagens geográficas para o comércio, como portos marítimos, aeroportos internacionais e fronteiras nacionais.