A Prefeitura de Maricá, participa neste sábado (14), a partir das 8h30, do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor das arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Convocada pelo Ministério da Saúde, a mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da eliminação do mosquito e reforçar as ações preventivas, especialmente com a chegada do verão, estação que favorece sua proliferação.
Em Maricá, a ação será realizada pelos Agentes de Combate a Endemias em diversas localidades do município. A equipe estará em pontos estratégicos para dialogar com os moradores e tirar dúvidas sobre as medidas necessárias para eliminar o mosquito e prevenir o surto de doenças transmitidas por ele, além de combater possíveis criadouros. A principal mensagem é a importância de dedicar apenas 10 minutos por semana para vistoriar e eliminar focos do Aedes Aegypti em residências e áreas públicas.
O gerente da Vigilância em Saúde Ambiental de Maricá, Ronald Marques, reforçou a importância da colaboração de todos para manter a cidade protegida das arboviroses e ressaltou o papel da população nesse processo.
“O engajamento de cada morador é essencial para manter nossa cidade protegida e livre das arboviroses. A prevenção é a melhor forma de evitar surtos, e, juntos, podemos garantir um verão mais seguro e saudável para todos. Por isso, receba nossos agentes, eles estarão identificados com crachá e uniforme. Contamos com o apoio de todos para tornar Maricá um exemplo no combate ao Aedes Aegypti”, destacou
Ações simples podem salvar vidas
Com o verão se aproximando, as chuvas mais frequentes aumentam as chances de acúmulo de água, ambiente propício para a reprodução do Aedes Aegypti. Por isso, a mobilização em Maricá visa alertar a população sobre a importância da ação individual e coletiva para o combate ao mosquito. Medidas simples e eficazes podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
As principais ações de prevenção são: tampar reservatórios de água (caixas d’água, tanques, cisternas); eliminar objetos que acumulam água (pneus, garrafas, latas, lixeiras); cuide das plantas (esvazie pratos de vasos e evite plantas aquáticas); manter calhas e ralos limpos para evitar acúmulo de água; vistoriar locais de difícil acesso, como terrenos baldios e telhados; usar repelentes e instalar telas de proteção em portas e janelas; e descartar corretamente o lixo e entulho.
Locais de mobilização
Inoã – Altura do Km 15.
Centro – Rodoviária, praça do turismo, praça Orlando Barros Pimentel.
São José – Centro, Praça de Itapema e sede do Detran-RJ.
Ponta Grossa – Altura da Passarela.
Itaipuaçu – Praça do Barroco e Rua 1.
Ponta Negra – Praça de Ponta Negra e Cordeirinho