Moradores dos arredores do Campo de São Bento, Icaraí, zona sul de Niterói, denunciam adolescentes de uma escola próxima ao parque, que estão usando as bicicletas infantis do sistema NitBike de maneira irregular.
Segundo a denúncia, publicada no grupo Niterói Alerta, os adolescentes pegam as bicicletas reservadas para os pequenos e ficam andando no parque. Eles são jovens grandes e podem provocar danos no equipamento. A prefeitura de Niterói foi informada pela nossa reportagem e respondeu que há fiscalização e manutenção do serviço de bicicletas públicas da cidade.
As reclamações também podem ser feitas pelo aplicativo NitBike, segundo a coordenadoria Niterói de Bicicleta.
Nota da Prefeitura de Niterói
A coordenadoria Niterói de Bicicleta informa que as bicicletas do sistema NitBike passam por manutenções preventivas e corretivas. As manutenções preventivas são uma manutenção geral realizada periodicamente para que as bicicletas possam estar no melhor estado nas ruas. Quando a bicicleta está há mais de quatro semanas na rua, independente de estar apresentando problemas ou não, é recolhida para a oficina para a manutenção preventiva. A manutenção corretiva é realizada sob demanda, a partir da notificação do usuário, onde as bicicletas são avaliadas pela operação diária da Nitbike, e a equipe identifica o que foi reportado pela plataforma para definir o recolhimento da bicicleta ou possível reparo no local. Sempre que um problema é reportado a bicicleta deixa de estar disponível para o público e a equipe da empresa é notificada para análise.
A coordenadoria Niterói de Bicicleta reforça a importância da notificação de eventuais problemas apresentados na bicicleta para que a empresa possa realizar os reparos. É importante também sempre verificar antes da retirada da bicicleta se os pneus estão cheios, se o banco pode ser regulado, se os freios estão funcionando, se a corrente não está solta, entre outros problemas. Caso seja identificada alguma questão, a empresa deve ser notificada através do aplicativo.
A operação da Nitbike envolve ainda a fiscalização através dos relatórios disponibilizados pela operação do sistema. Através deles e do código de identificação da bicicleta, é possível identificar quais passaram por manutenção e quando o concerto foi realizado. O mesmo vale para as estações. Dezenas de bicicletas passam pela mecânica e são devolvidas para as ruas semanalmente.
Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói