spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Morre, aos 92 Anos, o jornalista e radialista Áureo Ameno

Mais lidas

Faleceu no sábado (11) no Rio de Janeiro, aos 92 anos, o ícone do rádio brasileiro, Áureo Ameno. O jornalista, radialista e advogado estava internado no Hospital São Lucas, na Gávea, na Zona Sul do Rio, onde fazia tratamento para um quadro renal.

Nascido em Oliveira (MG) em 9 de julho de 1933, Áureo de Souza Ameno construiu uma carreira de mais de seis décadas, marcada pela versatilidade na comunicação, que o levou a atuar desde o jornalismo tradicional até a crônica esportiva.

Carreira consagrada: Do Repórter Esso à crônica esportiva


A estreia de Áureo Ameno no jornalismo foi notável: em 1954, ele fez uma cobertura improvisada por telefone da morte do ex-presidente Getúlio Vargas para a Rádio Globo, sendo contratado oficialmente pela emissora no ano seguinte.

Com voz marcante e estilo próprio, Ameno se tornou uma das figuras mais reconhecidas do rádio. Seu currículo inclui passagens por veículos de prestígio nacional e internacional:

Rádio Globo e Super Rádio Tupi.

Repórter Esso (1961–1966), um dos programas jornalísticos mais emblemáticos do rádio.

Trabalhos na BBC de Londres e na agência United Press.

Atuação na Rádio Haroldo de Andrade, onde chegou à chefia de jornalismo e foi produtor executivo do quadro “Debates Populares”.

Responsável por importantes mudanças no tradicional programa A Voz do Brasil, pela Agência Nacional.

Formado em Direito e com título de Doutor em Direito Penal, ele também lecionou Comunicação na Universidade Gama Filho. Sua última função na comunicação foi como comentarista esportivo da Rádio Transamérica até 2015.

Paixão Vascaína e legado político


Vascaíno apaixonado e torcedor declarado do Club de Regatas Vasco da Gama, Áureo Ameno se destacou na crônica esportiva, acompanhando o time em coberturas internacionais.

Sua ligação com o clube foi além do esporte. Ele exerceu mandato como vereador do Rio de Janeiro e foi autor do projeto de lei que criou o bairro Vasco da Gama, desmembrado de São Cristóvão e abrangendo a região do estádio de São Januário.

O Vasco da Gama prestou homenagem ao jornalista nas redes sociais: “Sua voz, sempre marcada pelo amor ao futebol e ao Gigante, ficará para sempre na memória de todos nós. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, publicou a agremiação.

Áureo Ameno é lembrado como um comunicador completo, que uniu informação, credibilidade e paixão, deixando um grande legado para o rádio e o jornalismo brasileiro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img