O samba em Niterói está mais triste. Faleceu nesta segunda (03) Ito Machado Villaça Guedes, um dos fundadores do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Unidos do Viradouro. Ele foi o último fundador da agremiação a falecer.
Seu Ito, como era conhecido, tinha 91 anos e nasceu em Portugal. Ele chegou em Niterói com dois anos de idade. Além de grande amante do samba, Ito foi radialista, jornalista, servidor público e bacharel em Direito.
De acordo com a nota divulgada pela família, entre as décadas de 1980 e 1990 foi um dos entusiastas que conduziu a Viradouro na transmigração para o carnaval carioca, dos grupos de base ao Grupo Especial, recebendo o Troféu pelo primeiro Título de sua Escola de Campeã do carnaval carioca em 1997, com o enredo “Trevas! Luz! A explosão do Universo” do carnavalesco Joãozinho Trinta, rendendo-lhes honrarias do Principado de Mônaco, em passagem pela Europa.
O texto ainda destaca que, nos anos 2000, Seu Ito deixou a presidência da Viradouro e voltou as atenções para o carnaval niteroiense, sendo um dos fundadores da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN).
O vice-prefeito de Niterói, Bagueira, lamentou a morte nas redes sociais. “O samba niteroiense está de luto. Um dos fundadores da Viradouro, escola que presidiu, Ito foi um importante nome do projeto de revitalização do carnaval de Niterói. Convidei ele e Ney Ferreira para fundar e presidir a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), primeiro passo para o retorno do desfile das escolas na Rua da Conceição”, lembrou.
“Companheiro leal e comprometido com o nosso carnaval. Como vereador tive a oportunidade de homenageá-lo durante o Dia do Samba, com o Troféu Carlos Magaldi, por tudo que fez pelo samba da nossa cidade. Minha solidariedade aos familiares e amigos”, completou o vice-prefeito.
A Liga das Escolas de Samba de Niterói (LESNIT) também divulgou nota sobre o falecimento. “Em nome da Diretoria da Liga da Escolas de Samba de Niterói (LESNIT), com imenso pesar nos despedimos do sr. Ito Machado, um nome Ímpar na representação do samba e do Carnaval de Niterói, homem que botou a cara pra bater nos momentos mais críticos na imensa hibernação do carnaval da cidade de Niterói”, lamentou.
O velório de Ito Machado Villaça Guedes acontece nesta terça (04), entre 11h e 13h, no Cemitério do Maruí, no Barreto.